IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grandes petiscos do mundo para saborear de madrugada

Kate Krader

19/04/2017 14h50

(Bloomberg) -- Não existe comprovação científica, mas os humanos são conhecidos por desejarem um tipo específico de comida tarde da noite.

Especificamente, buscamos um tipo de comida indulgente -- gordurosa, salgada, cheia de queijo ou crocante. De preferência algo possível de comer com as mãos. Para os americanos, por exemplo, quase sempre é pizza.

Os chefs não são diferentes -- com a exceção de que quando fazem seus lanches noturnos, eles estão sempre munidos de um leque mais amplo de opções. Em um dia normal, eles só comem quando você acaba de comer.

E então, o que o restante de nós pode aprender com esses mestres a respeito das comidas alternativas que mais geram satisfação na madrugada?

Entre as respostas de alguns dos maiores chefs mundiais há delícias regionais do mundo inteiro. Veja a seguir o que eles sonham em comer tarde da noite e onde encontrar essas delícias.

Coxinha
Recomendado por: Ignacio Mattos, do Estela, em Nova York

Para esse chef uruguaio, a melhor comida para a madrugada é a tradicional coxinha, tão comum nos bares do Brasil.

Lógica: "A coxinha de frango é como um grande croquete servido em todo o Brasil. Meus favoritos são os de São Paulo. Primeiro, porque é realmente difícil encontrar uma coxinha preparada com tanto cuidado; e o que as torna ainda melhores é que as mais gostosas são servidas nos bares. Não sei qual é o segredo, mas elas têm um recheio cremoso perfeito com frango desfiado e uma crosta crocante frita. Definitivamente é um dos meus lanches favoritos para a madrugada."

Suadero Tacos
Recomendado por: Daniela Soto-Innes, do Cosme, em Nova York

A chef do destacado restaurante mexicano moderno Cosme tem um anseio pelos bagunçados tacos de carne grelhada após uma grande noitada.

Lógica: "Se vou comer após uma noitada, definitivamente quero uma opção mais apimentada, algo muito mais confortante e delicioso. Por isso, as taquerias são meus lugares preferidos nessas horas. Talvez seja apenas pela mexicana que há dentro de mim -- eu adoro pimenta e gordura para curar uma ressaca. Eu sempre consigo encontrar um bom lugar aberto de madrugada, e não pode ser elegante. Aliás, os melhores tacos são os bagunçados. Os tacos Suadero [de carne grelhada] são os meus favoritos, com tudo extra: cebola, coentro, coentro, molhos."

Cachorro-quente com purê de batata e cebola frita
Recomendado por: Marcus Samuelsson, do Red Rooster, em Nova York

Para Samuelsson, a melhor comida para a madrugada é um prato "tudo em um" com o qual ele tem uma longa história.

Lógica: "Na Suécia, após uma noitada, é tradição comer 'tunnbrodsrulle': um hot dog envolvido por tunnbrod (um pão sueco) amanteigado, com purê de batata, cebola frita ou crua e salada de camarão. É difícil de superar! Eu cresci em Gotemburgo e eu e meus amigos íamos a bares e discotecas e depois comíamos cachorro-quente sueco para repor tudo o que havíamos consumido. Tenho grandes lembranças de comer esses hot-dogs nas primeiras horas da manhã, especialmente no verão, quando já estava claro. E eles ainda são meus favoritos."