Bolsas

Câmbio

Estas são as melhores praias desconhecidas do mundo

Nikki Ekstein

(Bloomberg) -- Um certo tipo de nova-iorquino reclama das praias de Tulum, no México, de Saint Barth's ou de Mykonos, na Grécia. "Nós fugimos de Nova York", dizem, "só para ficar cercados de nova-iorquinos?".

Não ande com essas pessoas.

Mas preste atenção ao alerta que elas fazem: se você quiser ir a uma praia para fugir de outros seres humanos, você vai precisar se esforçar muito mais do que simplesmente visitar esses litorais luxuosos e populares. Em algum dos destinos pouco conhecidos listados a seguir, você não conhecerá ninguém em um raio de 160 quilômetros ? e os moradores locais farão com que você se sinta em casa. Além disso, essas paisagens intocadas são verdadeiros cartões postais, sem turistas para estragar suas fotos, e estão repletas de lugares secretos esperando que você os descubra. Para completar, eles ficam perto de lugares que você já conhece e adora.

O tempo está passando. Esses lugares não continuarão sendo um segredo por muito tempo.

Você já foi a Mykonos... Agora tente Zakynthos

Você cansou de olhar para os lindos moinhos de vento de Mykonos? Impossível. Mas talvez você esteja pronto para trocar a intensa vida social por algo mais relaxado. Vá à ilha jônica Zakynthos, um paraíso pouco explorado onde enseadas peroladas estão escondidas por altos penhascos de pedra calcária.

Os lados oeste e norte da ilha são os mais tranquilos e bonitos ? e nesse último você encontrará o Porto Zante Villas and Spa, que tem paredes de pedra e, segundo a especialista em Grécia Mina Agnos, presidente da Travelive, oferece uma experiência insuperável. "Todas as mansões têm vistas panorâmicas, uma piscina particular e aquecida, e acesso a uma parte privativa da praia", disse ela. Outros atrativos da ilha: a Praia do Naufrágio, que é azul neon (e leva este nome por causa de uma embarcação destruída que continua na areia), a tartaruga marinha gigante Caretta Caretta, em risco de extinção, e diversos iates que podem ser alugados para passear durante o dia nas praias jônicas.

Você já foi a Punta del Este, no Uruguai... Agora tente Mancora, no Peru

"Esta praia é popular entre os moradores locais, mas poucos turistas ocidentais a descobriram", disse Ashish Sanghrajka, fã da América Latina e presidente da Big Five Tours. Isso porque a maioria das pessoas que viaja para o Peru vai para o Vale Sagrado, não para o litoral. Um grande erro.

Sanghrajka diz que a cidade litorânea Mancora ? perto da fronteira com o Equador, a quatro horas de voo de Lima ? tem "alguns dos melhores lugares para surfar na América Latina". Ali também está o impressionante resort Kichic, com nove quartos. Perto, em Túcume, você também poderá ver algumas ruínas peruanas; o complexo de adobe tem quase mil anos. Além disso, em breve a Inkaterra, que define os padrões de resort de luxo no país, abrirá um retiro praiano na vizinhança ? em um povoado de pescadores que inspirou "O velho e o mar", de Ernest Hemingway.

Você já foi às Maldivas... Agora tente as ilhas Andamão, na Índia

Você não verá ninguém nas praias das ilhas Andamão, na Índia, disse Tom Marchant, um dos fundadores da Black Tomato, à exceção de um elefante de vez em quando. Só isso já seria um argumento de venda (quem não gosta de elefantes?). Mas as ilhas Andamão têm muito mais a oferecer: alguns dos melhores lugares do mundo para mergulhar, acesso fácil por Calcutá, que entrou na moda de repente, e seu primeiro hotel cinco estrelas, Jalakara. "Este é o momento para ver essas ilhas pristinas antes que mais gente ouça falar delas", disse Marchant à Bloomberg. "Elas são um refúgio de beleza natural, um contraste com o movimentado continente e uma alternativa relaxada às Maldivas e à ilha Maurícia."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos