IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo app de celular quer ser Uber dos acampamentos nos EUA

Nikki Ekstein

17/05/2017 14h46

(Bloomberg) -- Segundo relatório da Outdoor Foundation, somando todos, os americanos passam 598 milhões de noites por ano sob as estrelas. A uma média de US$ 40 em despesas e tarifas por noite, isso representa US$ 24 bilhões gastos apenas em acampamentos. Adicione todos os custos relacionados -- equipamentos, transporte, alimento -- e a associação do setor calcula a geração de cerca de US$ 167 bilhões por ano.

Mas o ex-banqueiro de investimentos Michael D'Agostino, que cresceu acampando em uma fazenda em Litchfield, Connecticut, nos EUA, ainda afirma que o setor é um negócio quebrado.

O ponto de inflexão veio há alguns verões, quando D'Agostino se viu de férias "exatamente no meio de um acampamento de 40 pessoas em uma convenção wicca: roupões, observadores de OVNIs, gente correndo pelada, tudo". Não era o que ele imaginava para um fim de semana tranquilo com a esposa -- contando estrelas e ouvindo os grilos, com as barrigas cheias de carne de primeira grelhada na fogueira. "Nós obviamente aceitamos um pouco de hidromel", disse ele, sobre os wiccas, "mas tivemos que deixar nossa cachorra dentro da barraca -- ela estava ficando louca -- e aquilo tudo era meio como acampar na Times Square."

A experiência o levou a criar o Tentrr, um aplicativo gratuito para iPhone que elimina as incertezas na hora de acampar. Ele permite que os usuários encontrem e reservem instantaneamente um espaço para acampar completamente privado com instalações verificadas e bucólicas, sempre a poucas horas de carro de grandes cidades. Os locais em si foram todos desenvolvidos de forma personalizada por D'Agostino e seguem um padrão: consistem em tendas de expedição de lona do Colorado costuradas à mão e armadas em um deck elevado com cadeiras Adirondack. O cliente também tem a garantia de encontrar mesas de piquenique de madeira brasileira e chuveiros ao ar livre espalhados ao redor dos locais de acampamento, além de banheiros portáteis de acampamento, fogueiras, panelas e grelhas. E quanto aos equipamentos para dormir? São oferecidos colchões de ar com cobertores de pluma em vez de sacos de dormir.

A versão beta do Tentrr foi lançada no verão passado (Hemisfério Norte) com apenas 50 locais de acampamento no estado de Nova York enquanto D'Agostino buscava descobrir como colocar as empresas de seguros no jogo com sua fatia da economia de partilha. Apesar da inauguração tímida, o aplicativo já recebeu US$ 4 milhões em financiamento e 1.500 reservas -- 40 por cento delas de pessoas que nunca haviam acampado.

Parece pouco, mas o Tentrr está armando 10 a 20 locais de acampamento por semana e os detentores das tendas pagam uma tarifa única de US$ 1.500 para aderir. (O valor cobre a armação do local, que por si só é avaliada em US$ 6.000). "Estamos nos espalhando no boca a boca como incêndio florestal", disse D'Agostino. "Nós armamos um acampamento e esse um virou 30." Mas ele é cuidadoso em relação a uma expansão rápida demais e está limitando o crescimento de sua empresa a não mais de 35 novos acampamentos por semana -- um esforço para garantir que a demanda supere continuamente a oferta.