IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rainha da tortilha vence estrela de TV e conserva sua fortuna

Justin Villamil

26/07/2017 13h40

(Bloomberg) -- Quando Lorena Tassinari entrou em um tribunal de Dallas para reivindicar uma parte da maior fortuna da tortilha do México, ela contava com todo o encanto e a fama de uma ex-estrela de telenovela.

Mesmo assim, saiu de mãos abanando. Tassinari afirma ter se casado com o falecido rei da tortilha, Roberto González Barrera, a bordo do seu iate de luxo e que compartilhou com ele os últimos três anos de sua vida. Mas o juiz do Texas, assim como predecessores no México, decidiu a favor daquela que foi esposa de González durante meio século, Graciela Moreno Hernández.

A saga legal ainda não acabou: Tassinari apelou do último veredicto. Ainda assim, após cinco anos e várias ações judiciais tanto nos EUA quanto no México, foi a matriarca que sempre saiu vitoriosa. Ela tem o controle da Gruma, a maior fabricante de tortilhas do mundo ? e um patrimônio líquido de US$ 2,6 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.

Tassinari, uma cantora e atriz das novelas mexicanas "Muchachitas" e "Balada por un amor", do começo dos anos 1990, disse que se casou com González no Caribe no verão de 2009. Após sua morte aos 81 anos, em agosto de 2012 devido a um câncer de pâncreas, Tassinari alegou que, por ser sua esposa, teria direito a uma parte da fortuna que González deixou para sua família.

'Só quero dignidade'

Segundo Tassinari, González desfrutou de uma nova vitalidade em seus últimos anos, quando estiveram juntos. Tassinari disse que não estava atrás do dinheiro. "Eu só quero dignidade, honestidade e defender minha moral", disse ela em entrevista por telefone. "Sei como viver com nada e com tudo."

A derrota da cantora no tribunal confirmou Graciela Moreno como a principal proprietária da Gruma, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 6,1 bilhões. Ela é a chefe da família que controla 52 por cento das ações em circulação, de acordo com o relatório anual da empresa de 2016. Seu filho, Juan António González Moreno, é presidente e CEO. Ele é o único membro da geração mais nova da família a desempenhar um papel executivo ativo e controla uma participação de 10,9 por cento. A família não quis comentar o cálculo do valor líquido, e Graciela Moreno recusou, através dos representantes da Gruma, conceder uma entrevista.

Um argumento central do processo que Tassinari abriu em Dallas foi que Graciela e seu marido estavam divorciados. Mas documentos apresentados durante o caso mostraram que um tribunal mexicano havia anulado o divórcio, porque Moreno "nunca foi notificada, não compareceu e nem estava representada no processo".

Independentemente do resultado, Tassinari disse que ficaria feliz. Ela está trabalhando com mais música e um livro.

"Foi uma relação incrível e eu o amei com todo meu coração", disse ela. "Não recebi nenhuma ligação da família dizendo: 'Obrigado por cuidar do meu pai nos últimos quatro anos de vida dele'. É só isso o que eu quero."