IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Adolescente' Facebook tenta ganhar 'vovô' setor automotivo

Stefan Nicola e Marie Mawad

14/09/2017 15h41

(Bloomberg) -- Sheryl Sandberg, do Facebook, prometeu aprofundar a cooperação com empresas como Daimler e Volkswagen e afirmou que a gigante americana da tecnologia busca laços mais próximos com a indústria automotiva.

Em discurso no Salão do Automóvel de Frankfurt, na quinta-feira, a diretora de operações do Facebook disse que faria um convite para trabalhar com as fabricantes de automóveis em inteligência artificial e na atualização de ferramentas digitais do setor, entre outros temas.

"Trazemos uma ótima notícia -- somos a única empresa do Vale do Silício que não está fabricando carros", disse Sandberg. Ela descreveu o Facebook como um "adolescente" e disse às fabricantes de veículos: "Temos muito a aprender com vocês. Não temos a sua história e não temos seu poder de permanência, embora aspiremos chegar aos 100 anos".

Os limites entre os setores automotivo e tecnológico estão sendo apagados à medida que os veículos se tornam mais inteligentes e são produzidos com dezenas de chips e softwares para auxiliar o motorista a se manter no limite de velocidade e a estacionar, por exemplo. A expectativa é que a direção autônoma venha a ser a próxima fronteira, o que leva empresas como Apple e Samsung a fecharem negócios e investirem bilhões de dólares em projetos próprios de carros-robô.

Fabricantes de veículos como BMW e Toyota também estão fazendo experiências com direção autônoma e algumas delas discutem uma plataforma comum. O Salão do Automóvel de Frankfurt mostrou que o setor pode ter prioridades mais imediatas, no entanto, como os carros elétricos e o uso de tecnologia para adicionar recursos de alta qualidade a veículos conduzidos por humanos.

Sandberg disse que é "uma honra para nós investir e formar parcerias na Alemanha", onde o Facebook está se unindo ao Mobility Hub, com sede em Munique, uma iniciativa de inovação apoiada por empresas como Daimler, BMW e SAP. O Facebook patrocinará mesas, eventos e treinamentos com alguns de seus engenheiros, trabalhando em áreas como IA e desenvolvimento de produtos.