IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preocupado com desperdício de alimentos? Prove essa cerveja

Matthew Kronsberg

11/10/2017 15h22

(Bloomberg) -- Um terço de todo o alimento produzido globalmente -- aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas ao ano -- é jogado fora todo ano, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O principal transgressor provavelmente seja o pão. Devido à sua curta vida útil, muitas vezes há muitas sobras nos bancos de alimentos, e os programas de alimentação não conseguem lidar com o excedente disponível.

O escritor britânico Tristram Stuart, um ativista do ramo de resíduos alimentícios e também o homem por trás da Toast Ale, espera que esse problema te faça beber. A grande ideia de Stuart é pegar as sobras de pão e usá-las para produzir algo que nunca nos cansamos de consumir: cerveja.

A Toast foi inspirada por uma visita de Stuart a uma cervejaria na Bélgica chamada Brussels Beer Project, onde a cerveja era produzida com base em sobras de pão. Ele lembra que imediatamente pensou: "Esta é uma ótima ideia, porque eu sei que há um desperdício em quantidades industriais de pão no mundo inteiro, embora ainda totalmente comestível. Eu sei que existe uma rede global de cervejarias artesanais nas quais há uma cultura de colaboração, talento, de real abertura e de interesse em resolver problemas. E, é claro", acrescenta, sempre há "uma rede global de ativistas contrários ao desperdício de alimentos buscando formas empreendedoras de transformar resíduos de alimentos em receitas para organizações sem fins lucrativos".

Considerando que o pão e a cerveja são feitos de água, grãos e fermento, Stuart não podia deixar de pensar que "essas coisas se combinam com perfeição".

O projeto foi lançado no Reino Unido em 2016 e agora existem três variedades: uma lager chamada Much Kneaded; a Bloomin' Lovely, uma session IPA; e a Purebread, uma pale ale. Ocasionalmente Stuart colabora em itens especiais, como uma ale inspirada em um pudim de pão de Natal feita pela Wiper and True em Bristol.

Os recursos obtidos pela Toast são destinados à organização de Stuart, a Feedback, que patrocina e apoia programas de difusão educativa, juntamente com seu evento Feeding the 5000, no qual enormes jantares públicos são realizados com sobras de alimentos. Cada caneca de Toast ale contém o equivalente a uma fatia de pão; segundo uma estimativa, a empresa utilizou 9 toneladas de pão desde sua criação, com uma pegada de CO2 equivalente a 4,5 toneladas.

Animada com o sucesso, a Toast lançou uma American Pale Ale em Nova York no verão. Outra cerveja será lançada neste mês no Brasil em benefício à Gastromotiva, uma organização fundada pelo David Hertz com o objetivo de levar alimentos e segurança no trabalho aos cidadãos mais pobres do país. Em novembro, os produtos serão lançados na Islândia para apoiar a Vakandi, que combate o desperdício de alimentos nesse país de pouco mais de 330.000 habitantes.

Por uma causa que muitas vezes é prejudicada pela hipocrisia e pela severidade, a cerveja é uma forma de espalhar a mensagem de que "na verdade, podemos corrigir o problema com uma enorme celebração", diz Stuart.