IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook disponibilizará serviço de pagamento móvel fora dos EUA

Nate Lanxon

07/11/2017 10h02

(Bloomberg) — O Facebook permitirá pela primeira vez que pessoas de fora dos EUA enviem dinheiro umas para as outras por meio do aplicativo de mensagens de texto Messenger.

A rede social anunciou na segunda-feira que os usuários do Messenger no Reino Unido poderão enviar dinheiro uns aos outros quando o recurso for lançado, nas próximas semanas. Os usuários precisarão informar seus cartões de débito para enviar ou receber dinheiro.

"Nos EUA, a maioria das pessoas usa os pagamentos do Messenger para enviar menos de US$ 50 por operação", disse David Marcus, responsável pelo Messenger, em comunicado, acrescentando que o recurso é mais comumente usado durante ocasiões sociais.

O Facebook começou a permitir que seus usuários dos EUA enviassem dinheiro uns aos outros em 2015, mas não cobra pelo serviço. A iniciativa faz parte de uma tendência crescente entre as gigantes da tecnologia para se expandirem no setor global de pagamentos.

O Apple Pay Cash, prestes a ser lançado pela Apple, permitirá que os donos dos aparelhos da marca enviem dinheiro entre si por meio do serviço iMessage. A Square tem um produto similar chamado Square Cash e a Venmo, do PayPal, tem se mostrado uma alternativa popular especialmente entre os usuários mais jovens.

No Reino Unido, porém, o mercado está menos saturado. O Square Cash, o Venmo e o Apple Pay Cash ainda não estão disponíveis para os usuários britânicos, embora os consumidores locais estejam bem acostumados aos pagamentos móveis em geral. Os ônibus de Londres, por exemplo, não aceitam dinheiro; o Apple Pay, o Android Pay e outros serviços de pagamentos sem contato são amplamente utilizados no varejo e em serviços de viagens.

"Os níveis de conveniência e as transferências de pagamentos quase em tempo real removem obstáculos históricos com métodos alternativos de pagamentos P2P, incluindo cheques", disse Phil Sealy, analista principal da ABI Research. "Embora sejam predominantemente usados em ocasiões sociais, para dividir contas ou pagar amigos e familiares, há uma oportunidade significativa para que o P2P vá além das esferas sociais e possa ser usado futuramente como plataforma alternativa para pagamento de contas domésticas."

O Messenger também tem sido usado como base por outras empresas para fornecer serviços similares. Em fevereiro, o serviço de transferência de dinheiro internacional TransferWise construiu um "bot" para o Messenger, permitindo que seus usuários enviem dinheiro entre si por meio da plataforma. O PayPal lançou uma ferramenta similar para os EUA em outubro.