IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carbondale é destino mais quente do Colorado no verão

Alex Schechter

19/06/2018 15h20

(Bloomberg) -- A pouco menos de 50 quilômetros a noroeste de Aspen, à sombra das majestosas montanhas Elk, a pequena Carbondale está se tornando o destino de verão mais empolgante do Colorado.

É verdade que a cidade tem mais fazendas de gado familiares do que estrelas Michelin, e ainda há mais barraquinhas rurais do que restaurantes com toalhas de mesa brancas. O restaurante mais bem preparado para elevar o status da cidade nem sequer tem um salão de jantar propriamente dito.

Em vez disso, no Guest House, a ex-chef do French Laundry Seth O'Donovan serve seus jantares experimentais ao ar livre, geralmente ao lado de um cercado para cavalos ou em uma espaçosa casa na árvore com vista para 485 hectares de pastos intactos do Colorado. As refeições incluem salsichas temperadas de cervo servidas com um queijo macio e caseiro e uma deliciosa sobremesa de cenoura com manteiga e canela, cozidas até o ponto em que quase parecem o recheio de uma torta.

Quem vai em busca dos jantares experimentais oferecidos por ela à luz das estrelas pode aproveitar alguma das várias cabanas rústicas da propriedade, muitas das quais datam da década de 1940. Em dois anos, O'Donovan pretende transformar a casa principal de sua propriedade em um hotel cinco estrelas de oito quartos.

Alguns dos melhores chefs de Aspen estão entrando no clima. Na rua principal, um novo izakaya será aberto em breve pelo mestre de sushi Kenichi Kanada, de Aspen. Na mesma rua, Mladen Todorovic e Kyle Raymond, dois transplantados do Grey Lady de Aspen, com foco em frutos do mar, e o favorito para o brunch, Over Easy, estão trabalhando juntos no Roosters, que em breve servirá crepes pela manhã e pratos à base de grelhados à noite. "Os produtos que podemos obter no verão no Colorado são incríveis. Queremos acentuar isso", disse Raymond ao jornal Sopris Sun, um periódico de Carbondale.

Vida simples

Uma pequena cidade pecuarista com uma população de 6.000 habitantes, Carbondale foi por muitos anos a irmãzinha menos sofisticada de Aspen. No entanto, à medida que a imagem de Aspen passa de glamourosa para supersaturada e até mesmo démodé, os antenados estão se voltando para Carbondale como uma alternativa revigorante e íntima. O que falta em acesso a pistas de esqui e resorts cinco estrelas é compensando em energia criativa e acesso a um grupo de fornecedores de alimentos artesanais. Além disso, casas comuns custam bem menos que US$ 6 milhões. (Uma casa comum na cidade custa em torno de US$ 800.000.)

Devido à proximidade, porém, Aspen e Carbondale têm muito em comum. Assim como a população de Aspen, os moradores de Carbondale afirmam ter acesso fácil a caminhadas em grandes altitudes e rafting, bem como um museu de arte de alto nível.

Se Aspen é um playground no inverno, Carbondale é o seu par no verão. No rio Roaring Fork, que passa por Aspen e Carbondale ao longo da Rodovia 82, há excelente pesca de trutas, rafting e stand-up paddle. O lugar também é pitoresco: as regiões pantanosas circundantes são uma reserva natural protegida; no caminho rio abaixo, você passará por rebanhos de alces e colônias de garças-azuis-grandes.