IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Amazon corre para adquirir rede de cinemas Landmark: Fontes

Anousha Sakoui, Nabila Ahmed e Spencer Soper

16/08/2018 10h00

(Bloomberg) -- A Amazon está correndo para adquirir a Landmark Theatres, negócio que colocaria a gigante do comércio eletrônico na indústria dos cinemas físicos, segundo pessoas a par da situação.

A empresa disputa com outros pretendentes a aquisição do negócio da Wagner/Cuban Cos., respaldada pelos bilionários Mark Cuban e Todd Wagner, segundo as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as discussões são privadas. Os donos da rede vêm trabalhando com o banco de investimentos Stephens em uma possível venda, disseram as pessoas. Nenhuma decisão final foi tomada e as negociações ainda podem desmoronar.

A entrada no ramo de cinemas ocorreria após a expansão da Amazon em uma série de outras formas de mídia, incluindo um estúdio de cinema e TV e um serviço de música. Com a Landmark, a empresa ganharia uma rede focada em filmes independentes e estrangeiros fundada em 1974. A empresa tem mais de 50 cinemas nos EUA, incluindo locais de destaque em Nova York, na Filadélfia, em Chicago, em Los Angeles e em São Francisco, com cerca de 250 telas em 27 mercados.

A Amazon, que tem sede em Seattle, nos EUA, preferiu não comentar. Representantes da Landmark não puderam ser localizados após o horário comercial normal.

O preço da aquisição da Landmark provavelmente seria pequeno, mas o negócio marcaria uma nova e significativa incursão da Amazon no mundo físico. A empresa de varejo on-line chocou o setor de supermercados no ano passado ao adquirir a Whole Foods por US$ 13,7 bilhões, colocando a rede de alimentos orgânicos em posição central em sua campanha para vender mais itens de supermercado.

Assinantes Prime

A empresa de comércio eletrônico já investe bilhões por ano em filmes e programas de TV e afirma que a estratégia ajuda a atrair consumidores a aderir ao plano de assinaturas Prime e aumenta a probabilidade de renovação dos membros atuais.

A Amazon, que foi fundada como livraria, revolucionou o setor anteriormente ao dar aos autores uma alternativa às grandes editoras, eliminando um intermediário entre leitores e artistas. A empresa abriu sua primeira livraria física em 2015 em Seattle e atualmente conta com quase 20 nos EUA.

O governo dos EUA antes barrava a entrada de estúdios de cinema no ramo de salas de exibição. Mas o governo americano afirmou no início do mês que estuda encerrar o acordo de 70 anos firmado com Hollywood que suspendeu a integração vertical de estúdios e cinemas. O chamado decreto Paramount pode ter impedido filmes menores de terem tido uma distribuição mais ampla.

Cuban e Wagner também são donos da Magnolia Pictures, da 2929 Productions e das emissoras AXS TV e HDNet Movies. Cuban, 60, que também aparece no reality show "Shark Tank", disse à Hollywood Reporter em abril que contratou um banco para avaliar ofertas, mas afirmou na ocasião que não tinha "pressa para vender".

Repórteres da matéria original: Anousha Sakoui em Los Angeles, asakoui@bloomberg.net;Nabila Ahmed em N York, nahmed54@bloomberg.net;Spencer Soper em Seattle, ssoper@bloomberg.net