IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bilionário deixa de beber para tentar medalha no bridge

Tassia Sipahutar

23/08/2018 16h55

(Bloomberg) -- Para o jogador profissional de bridge Michael Bambang Hartono, as habilidades necessárias para tomar decisões e aceitar riscos no carteado foram fundamentais para erguer sua fortuna de US$ 11,5 bilhões.

O magnata de 78 anos, com um império que abrange cigarros, telecomunicação e bancos, quer se tornar o mais velho medalhista dos Jogos Asiáticos pela Indonésia. Seu par na estreia do bridge nos jogos em Jacarta é Bert Toar Polii, 65 anos.

"O bridge treina a tomar boas decisões e a assumir riscos", disse Hartono durante entrevista realizada em meio aos jogos em Jacarta. "Você sabe o percentual de risco que toma e a estratégia. Bridge é um jogo de equipe, não dá para depender apenas de si mesmo. Sempre trabalho em equipe e estou acostumado a isso."

Ele se juntou ao irmão mais novo, Robert Budi Hartono, e assumiu riscos calculados para expandir o Djarum Group. O conglomerado é um dos maiores fabricantes de cigarros da Indonésia e tem participações majoritárias no Bank Central Asia e na Sarana Menara Nusantara. O irmão menor é o homem mais rico da Indonésia, com patrimônio líquido de US$ 12,2 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.

Paixão e prestígio

Para Hartono, ganhar medalha no maior evento esportivo da Ásia traria maior prestígio porque a Indonésia é a anfitriã dessa edição.

"São 45 países participantes e a competição é realizada a cada quatro anos", disse ele. "Se todo país quiser sediar, vai demorar 180 anos para voltar à Indonésia. A vitória é tão importante assim."

Alguns jogadores são mais velhos do que Hartono. O competidor mais velho é Kong Te Yang, 85 anos, das Filipinas, seguido de Lai Chun Ng, 82 anos, de Cingapura.

Hartono começou a jogar bridge cedo e se apaixonou.

Olimpíadas

"Foi durante a ocupação japonesa, em 1944 ou 1945. Eu via meu tio jogando bridge depois da escola. Ele era meu vizinho'', conta Hartono. "Um dia, um dos amigos dele não apareceu. Então meu tio disse 'Sente-se e jogue'. Foi assim que tudo começou.''

A inclusão do bridge nos Jogos Asiáticos veio após muito esforço de "convencimento" por causa da similaridade com jogos de azar, mas Hartono conta que seu sonho é que o bridge entre nas Olimpíadas.

Como games online estão sendo considerados para os Jogos Olímpicos em Paris, em 2024, o bridge pode ter chance.

Por ora, o bilionário está focado na medalha nos Jogos Asiáticos e prometeu não beber álcool durante a competição. A decisão foi tomada por causa da taça de vinho antes da partida final do Summer North American Bridge Championships, em Atlanta, que lhe custou a medalha de ouro neste ano.

"Tomei vinho no jantar logo antes da final e caí no sono. Meu parceiro ficou furioso'', lamenta Hartono. "Perdi uma medalha de ouro por causa disso! Na final! Então chega de vinho.''

Os Jogos Asiáticos terminam em 2 de setembro. As finais de bridge acontecem em 27 de agosto.