IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japonês vira bilionário com ajuda de Cristiano Ronaldo e Madonna

Kurumi Mori e Komaki Ito

12/09/2018 15h32Atualizada em 12/09/2018 16h37

(Bloomberg) -- Tsuyoshi Matsushita não conhecia Cristiano Ronaldo nem Madonna, mas de alguma forma entrou em contato com eles e os persuadiu para serem os rostos de seus produtos.

Com isso, o empreendedor japonês transformou sua empresa em uma companhia de US$ 2,3 bilhões e se tornou bilionário. Tudo foi possível, disse ele, porque sua empresa pouco conhecida apostou em tentar fazer com que as super estrelas promovessem suas marcas.

"A maioria das pessoas nem sequer tentaria conseguir Ronaldo ou Madonna por achar que a chance é muito pequena", disse o presidente da MTG em entrevista de Tóquio. Mas "eu tenho prosperado com esse 1% de chances desde que eu nasci. E tive sorte."

A MTG fabrica um amplo leque de produtos, entre eles uma linha de cuidado da pele desenvolvida com a Madonna e um dispositivo de malhação de abdominais chamado SIXPAD em parceria com Ronaldo. A empresa, cuja receita superou US$ 400 milhões no último ano fiscal, fez listagem em Tóquio em julho e suas ações dispararam 27 por cento no seu primeiro dia. Matsushita retém uma participação de 72%.

Alguém conhece a Madonna?

Há uns anos, Matsushita decidiu desenvolver uma marca de cuidado da pele em parceria com Madonna, como o seguinte passo após fundar a marca ReFa, seu primeiro sucesso. Matsushita visitou agências de publicidade na tentativa de achar uma forma de se reunir com ela. Disseram-lhe que era impossível.

"Comecei a perguntar a todos à minha volta se eles conheciam Madonna", disse Matsushita. "Elas olharam para mim como se eu fosse louco. Mas, afinal, alguém conhecia alguém e após um tempo, finalmente conseguimos entrar em contato com ela."

A MTG lançou a marca MDNA SKIN com a Rainha do Pop em fevereiro de 2014, após muito trabalho conjunto de desenvolvimento com a cantora, de acordo com Matsushita. A linha de cuidado da pele, que consiste em uma gama de produtos como uma máscara de argila que pode ser retirada por um dispositivo magnético, usa "águas abençoadas" de fontes termais na Itália, segundo as promoções. A MTG afirma que não divulga detalhes sobre as vendas da MDNA SKIN.

Alguém conhece Ronaldo?

Ainda não contente, Matsushita voltou sua atenção para Ronaldo. Ele decidiu que quem foi cinco vezes Jogador do Ano da FIFA era a única pessoa que ele queria para representar seu rolo de beleza facial ReFa Active.

Mais uma vez, ele entrou em contato com agências de publicidade e lhe disseram que uma reunião era impossível. Novamente, ele acabou conhecendo-o graças à sua rede de contatos e conseguiu persuadir a estrela do futebol para representar o produto. Em julho de 2014, a MTG iniciou uma colaboração com Ronaldo.

O próximo passo da MTG é aumentar o número de academias com seus produtos SIXPAD. Um treino dura aproximadamente 15 minutos e não é preciso usar roupa esportiva ou tênis, disse Matsushita. Atualmente, a empresa tem uma SIXPAD STATION em Tóquio, mas visa abrir 5.000 em todo o mundo, incluindo 500 no Japão.

Só o tempo dirá se isso será bem-sucedido, mas o homem em questão não pensa apostar contra si mesmo.

"A cada ano, fortalecemos nossa empresa", disse ele.