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Amazon tira participação de Google e Facebook em anúncios

Spencer Soper

19/09/2018 13h00

(Bloomberg) -- O negócio de anúncios da Amazon está crescendo mais rapidamente que o esperado em um mercado dominado por Facebook e Google.

A maior empresa de varejo on-line do mundo vai gerar US$ 4,61 bilhões com a venda de anúncios nos EUA neste ano, o que representa 4,2 por cento do mercado total de anúncios digitais, estimou a eMarketer em relatório divulgado nesta quarta-feira. A empresa de pesquisa projetava anteriormente que a receita com anúncios da Amazon neste ano seria de US$ 2,89 bilhões. O número revisto reflete uma mudança contábil da Amazon e também o aumento da demanda, afirmou a eMarketer.

Google e Facebook continuam sendo as empresas dominantes no campo da publicidade digital, com uma fatia combinada de 58 por cento do mercado de US$ 111 bilhões, contra 59 por cento em 2017, segundo a eMarketer.

A Amazon está mais próxima dos clientes no momento da compra em comparação com Google e Facebook, que são melhores na construção de reconhecimento de marca, disse Monica Peart, analista da eMarketer.

"Os anunciantes estão procurando uma terceira opção que ligue as informações das compras diretamente ao anúncio", disse ela.

A Amazon é um lugar atraente para o vendedor on-line anunciar, porque muitas buscas de produtos começam no site, e não no Google, da Alphabet. Mais da metade dos produtos vendidos na Amazon vem de terceiros, que pagam uma comissão de cada venda à empresa de comércio eletrônico. O grande número de produtos no website e a concorrência de milhões de comerciantes os instigam a anunciar. O mercado de compras da Amazon vem se tornando cada vez mais um ambiente pago, onde os melhores lugares vão para os anunciantes que pagam, não para os que oferecem os menores preços.

O crescente negócio de publicidade tem ajudado a empurrar as ações da Amazon a novos patamares, e os investidores veem o setor como uma fonte de receita mais rentável do que o negócio principal da empresa com sede em Seattle, que é o comércio eletrônico. As ações da Amazon subiram 66 por cento neste ano.

A incursão da Amazon pelo setor de supermercados também está ajudando a aumentar as receitas com anúncios, porque grandes gastadores como Procter & Gamble e Coca-Cola querem conservar o reconhecimento de marca no website, mesmo que as vendas pela internet não sirvam para seus produtos, disse Timothy Seward, CEO da empresa de marketing para o comércio eletrônico ROI Revolution.

"A Amazon não é apenas uma loja virtual, é também um canal de marketing", disse Seward. "Todas as grandes marcas geralmente vendidas no Walmart e na Kroger precisam estar lá."