Ilan se prepara para deixar BC ao fim do mandato de Temer, segundo fontes
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, está se preparando para deixar o cargo ao final do mandato de Michel Temer, segundo duas pessoas que conversaram com ele sobre o assunto e pediram para não ser identificadas.
A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) considera vários nomes para comandar o Banco Central, caso vença a eleição, disseram outras duas pessoas com conhecimento direto do assunto. O capitão da reserva tinha inicialmente considerado a possibilidade de manter Ilan no cargo.
Leia também:
- Bolsonaro pode ser acusado de abuso de poder econômico
- Ilan desconversa sobre Bolsonaro: 'Brasil precisa de atores neutros'
- Questões econômicas serão prioridade, diz filho de Bolsonaro
O dólar ampliou a alta logo após a notícia, por volta das 17h, e chegou a bater máxima em R$ 3,73, com valorização de mais de 1%. "Enquanto não tiver nome de substituto, haverá vazio a ser ocupado e isso pode adicionar incerteza", disse Evandro Buccini, economista-chefe da Rio Bravo Investimentos. A notícia levou o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, para abaixo dos 84.000 pontos.
O Banco Central disse que não irá comentar o assunto.
Na semana passada, o filho do candidato, Eduardo Bolsonaro, disse à agência de notícias Bloomberg que, apesar de não haver convite formal, Ilan poderia continuar à frente do órgão.
Para Luiz Eduardo Portella, sócio fundador da Novus Capital, a saída de Ilan aumenta a chance de alta da Selic (taxa básica de juros) neste ano, pois piora o balanço de riscos.
A substituição de Ilan, caso Bolsonaro saia vitorioso, deve seguir a agenda liberal, disse Jankiel Santos, economista-chefe do banco Haitong. "Dada a forma como o mercado está levando a possibilidade de que Bolsonaro seja vitorioso com uma agenda liberal, a sucessão de Ilan deve ir na mesma direção e o mercado tende a reagir de forma mais tranquila".
Com a colaboração de Marisa Castellani e Vinícius Andrade
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.