IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jack Ma vai se aposentar com recorde no Dia dos Solteiros

Jack Ma é o homem mais rico da China - Reprodução/sg.news.yahoo
Jack Ma é o homem mais rico da China Imagem: Reprodução/sg.news.yahoo

Bloomberg News

12/11/2018 13h06

(Bloomberg) -- Enquanto Jack Ma se prepara para deixar a presidência do conselho da Alibaba Group Holding, a promoção de vendas online que ele defendeu durante uma década bateu mais um recorde.

Em sua décima edição, o Dia dos Solteiros, evento anual realizado em 11 de novembro, alcançou 213,5 bilhões de yuans (US$ 30,7 bilhões) em vendas de mercadorias, um aumento de 27%, segundo dados divulgados no centro de mídia do evento em Xangai. O número final se compara com um crescimento de 39 por cento no ano passado.

Leia também:

Ma entregará a presidência do conselho ao CEO, Daniel Zhang, no próximo ano, transmitindo um dos cargos corporativos mais importantes da China em um momento em que o país está envolvido em uma disputa comercial com os EUA. Preocupações com o impacto dessas tensões em uma economia em desaceleração contribuíram para uma queda de 16% no preço das ações da Alibaba neste ano.

"Acho que muitos investidores não entenderam", disse o vice-presidente do conselho, Joseph Tsai, no domingo (11). "Em primeiro lugar, a China não está tão ruim quanto as pessoas imaginam. Em segundo lugar, a Alibaba tem alguns aspectos únicos, estamos realmente seguindo essa tendência secular e, quando se fala em digitalizar a economia, a Alibaba tem um posicionamento único em termos de tecnologia e know-how."

Tsai, um dos fundadores da empresa, disse que não pretende se aposentar, como Ma, e que continuará tomando conta da estratégia de investimento com uma equipe de mais de cem pessoas.

O Dia dos Solteiros deste ano também recorreu a atrações luxuosas para despertar o interesse. A empresa, com sede em Hangzhou, usou um espetáculo de entretenimento televisionado com o Cirque du Soleil e Mariah Carey e afirmou que alguns de seus produtos mais vendidos foram de Xiaomi, Apple e Dyson.

Os itens mais caros, como televisores de tela plana e geladeiras, registraram um crescimento mais fraco neste ano, o que possivelmente reflita a desaceleração do mercado imobiliário chinês, disse Tsai.

O evento deste ano destacou-se das nove edições anteriores por algumas razões importantes.

O anúncio de Ma, em setembro, de que ele deixaria o cargo, definiu que este seria o último evento com Ma na presidência. Além disso, o evento ocorre em meio à disputa comercial, oferecendo informações importantes sobre o impacto nos gastos do consumidor na segunda maior economia do mundo. Um terceiro fator é que a Alibaba enfrenta uma das concorrências mais acirradas de sua história.

A Pinduoduo, que é financiada pela rival Tencent Holdings, e outras plataformas menores estão conquistando adeptos entre os consumidores, e outras empresas se empenharam em transformar o dia 11 de novembro em um importante evento promocional com descontos no dia.

Com Ma prestes a sair, cabe a Zhang provar que poderá dar continuidade ao legado do presidente do conselho, inclusive cumprindo a meta de criar uma empresa internacional que obtenha metade de suas receitas do exterior.

(Com a colaboração de Lulu Yilun Chen)