IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tyson entre interessadas em ativos BRF na Ásia e Europa: Fontes

Vinicy Chan e Gerson Freitas Jr.

23/11/2018 16h34

(Bloomberg) -- A Tyson Foods está entre as cinco empresas que ainda na disputa pelos ativos de aves da BRF na Europa e na Tailândia, segundo pessoas com conhecimento direto das negociações.

As ofertas vinculantes pela processadora de aves tailandesa Golden Foods Siam, bem como para os ativos na Europa, estão programadas para meados de dezembro, de acordo com o cronograma anunciado pela companhia brasileira. Tyson e BRF não comentaram.

O processo faz parte de um plano de desinvestimento da ordem de R$ 3 bilhões da BRF para enfrentar a escalada de suas dívidas. A empresa já recebeu ofertas não vinculantes de oito empresas, cinco das quais foram escolhidas para permanecer no processo, disse o presidente Pedro Parente em 8 de novembro.

Em agosto, a lista de interessados nos ativos da BRF incluia a Charoen Pokphand Foods, da Tailândia, a chinesa Cofco e a rival brasileira JBS, segundo fontes. Representantes dessas três empresas não responderam imediatamente às solicitações de comentários.

A Tyson, uma das maiores empresas de carnes do mundo, está procurando expansão no exterior para ajudar a absorver a volatilidade nos mercados agrícolas dos EUA. Desde o ano passado, a empresa gastou mais de US$ 7,2 bilhões em aquisições, incluindo um acordo para comprar da Marfrig a fabricante de nuggets de frango Keystone Foods, que tem operações nos EUA e na Ásia.

Em junho, a BRF anunciou planos de vender unidades na Europa, Tailândia e Argentina, indicando Itaú e Bradesco para assessorar as vendas da Argentina e Morgan Stanley para Europa e Tailândia.

--Com a colaboração de Anuchit Nguyen "Tang", Shuping Niu e Steven Frank.

Repórteres da matéria original: Vinicy Chan em Hong Kong, vchan91@bloomberg.net;Gerson Freitas Jr. em São Paulo, gfreitasjr@bloomberg.net