Venezuela eleva salário mínimo mensal pela sexta vez em 2018
(Bloomberg) -- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou um aumento de 150 por cento do salário mínimo mensal, o sexto deste ano, de 1.800 para 4.500 bolívares soberanos.
O aumento entra em vigor em 1º de dezembro e o preço da criptomoeda Petro subirá de 3.600 para 9.000 bolívares soberanos, disse Maduro na emissora estatal de TV. O salário mínimo está atrelado ao preço do Petro. Pelo câmbio do mercado paralelo, o novo salário mínimo mensal passa a ser de US$ 9,50.
A Venezuela atravessa sua pior crise econômica, com escassez aguda de alimentos e medicamentos e uma taxa de inflação anual de 199.900 por cento, segundo o Café Con Leche Index da Bloomberg.
Com mais esse aumento, Maduro elevou o salário mínimo 25 vezes desde que assumiu a presidência, em 2013, incluindo o aumento de agosto, para 1.800 bolívares.
"A chegada do Natal é muito emocionante e essa medida de correção é como um presente para as grandes famílias trabalhadoras", disse Maduro.
--Com a colaboração de Patricia Laya.
Repórteres da matéria original: Jose Orozco em Cidade do México, jorozco8@bloomberg.net;Alex Vasquez em Caracas, avasquez45@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.