IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco do Brasil vira ação preferida de investidor com Bolsonaro

Vinícius Andrade e Felipe Marques

10/01/2019 07h00

(Bloomberg) -- A ascensão de Jair Bolsonaro à presidência tornou o Banco do Brasil favorito entre os investidores que esperam lucrar com a nova administração.

Maior banco estatal do país em ativos, o papel caiu no gosto de gestores e de analistas que apostam que melhorias de gestão e vendas de ativos podem aproximar os múltiplos do banco de seus pares não estatais. Outra vantagem é que, diferentemente da Petrobras, o banco não é dependente de preços de commodities.

Enquanto o governo já disse que o BB não será privatizado, o novo presidente da instituição financeira Rubem Novaes mencionou que venderia ativos não "core" e possivelmente buscará parceiros para algumas das "joias da coroa" da instituição. No passado, quando o banco precisava levantar capital, ele se desmembrou e vendeu parte de seus negócios de seguros e de cartão de crédito.

"As privatizações seriam a cereja do bolo, mas não são necessárias para uma valorização nas empresas estatais", disse João Braga, codiretor de ações da XP Asset Management.

O otimismo é generalizado entre analistas de "buyside" e de "sellside". Felipe Guerra, um dos sócios fundadores da Legacy Capital Gestão de Investimentos, disse que as vendas de ativos podem "desbloquear valor oculto" e fazer o banco subir mais que os rivais.

Os analistas do Morgan Stanley citaram razões semelhantes na inclusão do banco como uma das dez principais escolhas na América Latina, enquanto uma pesquisa do Bank of America Merrill Lynch com gestores de fundos mostrou que as apostas mais "concorridas" na região eram montar posição "comprada no setor financeiro do Brasil" e "comprada em empresas estatais brasileiras " --com o Banco do Brasil se encaixando nas duas.

O Banco do Brasil já avançou para se tornar mais eficiente nos últimos dois anos. A rentabilidade aumentou para mais que o dobro do que foi quando Michel Temer assumiu o cargo de presidente em 2016, com o banco implementando um programa de demissão voluntária, recuando no crédito corporativo e dando um impulso a seus negócios geradores de tarifas.

Nem todos os analistas estão convencidos de que vender ativos é uma coisa boa. Os analistas do Citigroup Jörg Friedemann e Gabriel Nobrega rebaixaram o banco para neutro no mês passado, dizendo que os desinvestimentos podem prejudicar a rentabilidade. Eles observam que, depois que o banco vendeu uma participação na BB Seguridade, nunca retornou aos níveis de seus pares não estatais.