IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

`Caso Huawei' paira sobre maior evento de telefonia móvel

Stefan Nicola

22/02/2019 15h48

(Bloomberg) -- Parece que o maior evento do setor de telefonia móvel será uma alegoria da briga entre os EUA e a China sobre o futuro da Huawei Technologies, o que deixa os executivos de telecomunicações em uma posição incômoda.

A Huawei e o governo dos EUA estão reforçando sua presença no MWC Barcelona, anteriormente chamado de Mobile World Congress, preparando-se para um confronto na semana que vem, quando ambos os lados tentarão conquistar políticos e líderes empresariais. Os executivos de telecomunicações vão se encontrar domingo em uma reunião do grupo do setor GSMA para discutir formas de sair desse impasse, que deve atrapalhar a realização de acordos em Barcelona e pode atrasar a implementação da tecnologia 5G na Europa.

"Na essência do Mobile World Congress sempre estiveram os acordos comerciais e coisas como casos de uso 5G, e agora os executivos foram arrastados para essa briga política", disse Paul Triolo, analista de tecnologia da Eurasia Group. "Isso está abafando a conferência - as coisas não vão avançar rapidamente enquanto não ficar claro como a Europa vai lidar com a questão da Huawei."

Os CEOs europeus estão se recusando a acatar as exigências dos EUA de banir a Huawei, porque a região é muito dependente da tecnologia da empresa, disse Triolo. As operadoras ainda não sabem se terão permissão para usar os equipamentos da companhia para montar as redes sem fio da próxima geração, porque, do Reino Unido à Alemanha, os governos estudam restringir essa fornecedora, que foi acusada de possibilitar espionagem chinesa.

A Huawei nega as alegações. A empresa vai se concentrar em exibir sua tecnologia e continuar conversando com autoridades governamentais, disse Joe Kelly, porta-voz da Huawei. "Estamos conversando ativamente com todos os países sobre quem somos, o que fazemos e o que não fazemos", disse Kelly a repórteres na quinta-feira em Viena.

Cerca de 100.000 entusiastas do setor vão percorrer as salas de conferência iluminadas por LED para conferir os mais recentes aparelhos - de smartphones e tablets a robôs e inteligência artificial.

Telefones dobráveis

A Samsung Electronics e a Huawei estão entre as fabricantes de celulares que devem exibir telefones dobráveis. A gigante sul-coreana também exibirá seu primeiro smartphone 5G, o Galaxy S10 5G. A Vodafone Group instalou uma rede 5G no centro de Barcelona para os participantes testarem.

Os drones serão um importante ponto de discussão, porque os dispositivos causaram o caos em aeroportos, incluindo um dia de paralisação em Gatwick, em Londres, em dezembro. A MWC Barcelona dedicou parte de seu NextTech Hall a empresas de drones e robótica.

A última geração de headsets de realidade aumentada e eletrodomésticos inteligentes, carros e aparelhos de vestir incluídos na categoria "internet das coisas" vão completar o leque de gadgets em exibição.

Tim Hoettges, da Deutsche Telekom, Nick Read, da Vodafone, e Stephane Richard, da Orange, devem exigir regulamentações mais favoráveis - para competir melhor com as grandes empresas de tecnologia dos EUA e da China. A maioria das principais operadoras do continente enfrenta quedas de ações e concorrência crescente.

--Com a colaboração de Nate Lanxon, Rodrigo Orihuela, Angelina Rascouet e Boris Groendahl.