IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carros elétricos continuam ganhando terreno na China

Bloomberg News

11/03/2019 14h44

(Bloomberg) -- As fabricantes de carros elétricos ampliaram em 53 por cento as vendas na China no mês passado, um sinal de que o segmento continua atraindo compradores apesar do encolhimento do mercado de automóveis como um todo.

As entregas de veículos de passageiros de nova energia, categoria que inclui veículos 100 por cento elétricos, híbridos plug-in e carros de célula de combustível, subiram para 49.000 unidades em fevereiro, informou nesta segunda-feira a Associação de Fabricantes de Automóveis da China. Em contrapartida, as vendas globais de carros de passeio caíram 17 por cento, para 1,22 milhão de unidades, segundo a associação.

Os incentivos do governo ajudaram a entregar aos carros elétricos cerca de 4 por cento do mercado automotivo, contra 1,7 por cento um ano antes, e fabricantes nacionais como a BYD, em particular, estão colhendo as recompensas. Mas agora essas medidas estão prestes a sair de cena -- a China reduzirá ainda mais subsídios neste ano e os eliminará por completo em 2020 --, o que poderá beneficiar concorrentes estrangeiras como Volkswagen, General Motors e Tesla, que buscam comercializar mais carros elétricos no país.

"Logo começará uma disputa eliminatória, já que os subsídios serão eliminados e as concorrentes estrangeiras chegarão com mais seriedade", disse Cui Dongshu, secretário-geral da Associação de Automóveis de Passageiros da China, outra organização do setor, na semana passada.

To contact Bloomberg News staff for this story: Yan Zhang em Pequim, yzhang1044@bloomberg.net