Autor de `Game of Thrones' aposta milhões em terra da fantasia
(Bloomberg) -- A série "Games of Thrones" pode estar chegando ao fim após oito anos, mas as buscas por fantasia do criador George R.R. Martin continuam a crescer. O prolífico autor investiu na Meow Wolf, uma empresa do Novo México que cria experiências de "arte imersiva" com planos para expandir da sede em Santa Fé para Las Vegas, Denver, Washington e Phoenix.
"A conquista do mundo pela Meow Wolf continua", escreveu Martin no dia 13 de março num blog anunciando a experiência em Phoenix, que incluirá um local para música e um hotel.
Em 2015, ele investiu US$ 2,7 milhões para ajudar a Meow Wolf, um conjunto de arte anarquista sem dinheiro, a abrir um espaço criativo permanente em uma mansão vitoriana. O resultado foi a House of Eternal Return, uma casa de diversões psicodélica iluminada por neon que atraiu 400 mil visitantes no primeiro ano.
"Você deve agir com instinto", disse Martin ao Los Angeles Times em novembro. "Isso é tudo que você tem. E meu instinto me disse que Meow Wolf estava fazendo algo muito especial aqui. A única questão é: estaria o mundo pronto para isso? Felizmente, o mundo estava mais do que pronto para isso".
O aumento da popularidade atraiu outros investidores além de Martin, incluindo o fundo de capital de risco Alsop Louie Partners e a Sun Mountain Capital, sediada em Santa Fé. Eles compraram uma oferta de dívida conversível de US$ 17,5 milhões em 2018. "Foi um ajuste muito natural para nós", disse Lee Rand, sócio da Sun Mountain, que tem um fundo para investir em empresas no Novo México.
A entrada normal custa US$ 29, enquanto que as anuais custam US$ 150. Os fãs realmente sérios podem comprar um ingresso vitalício por US$ 10.000. Os novos locais da Meow Wolf vão oferecer os mesmos elementos de arte imersiva do original, mas incluem experiências diferentes. A Area15 em Las Vegas, por exemplo, que está programada para abrir este ano, vai ser parecida com um shopping center futurista.
Christine Zardecki, 47 anos, fez a viagem para Santa Fé da sua casa em Jersey City, Nova Jersey, porque "gosta de experiências artísticas diferentes", disse ela, cuja brincadeira favorita era entrar na passagem escondida na geladeira. "A experiência de certa forma ganha vida".
Gastar dinheiro em experiências cresceu quase quatro vezes mais rapidamente do que investir em bens nos últimos três anos, segundo um relatório de 2017 da McKinsey. Os millennials e seus hábitos de mídia social contribuíram muito para isso, disse Sophie Marchessou, uma das autoras do relatório.
Empresas mais consolidadas também estão procurando lucrar com a "busca por curtidas". A tão esperada expansão Galaxy's Edge da Disney está programada para abrir este ano e permitirá aos visitantes experimentar o mundo "Star Wars" em um ambiente amigável ao Instagram, interagindo com alienígenas exóticos, construindo seus próprios robôs ou aceitando missões de contrabandistas obscuros.
Repórteres da matéria original: Tom Maloney em N York, tmaloney38@bloomberg.net;Sophie Alexander em N York, salexander82@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.