IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Startup sustentável entra no bilionário mercado de tênis nos EUA

Kim Bhasin

18/04/2019 10h51

(Bloomberg) -- A Everlane, uma startup de roupas que promove produtos sustentáveis e a transparência na cadeia de suprimentos, está começando sua própria marca de tênis, a Tread.

A marca pretende ser melhor para o planeta do que o resto da indústria de tênis. A novidade tem sola totalmente fabricada sem plástico não reciclado, e couro feito em uma fábrica que a empresa diz envolver menos impacto ambiental do que o fabricante típico de calçados. A Everlane promete que seus sapatos serão completamente neutros em carbono.

"Há um grupo de clientes que quer um tênis excelente, mas não necessariamente encontra", diz Michael Preysman, co-fundador e diretor executivo da empresa. "O problema com a cultura dos tênis é que há muito desperdício e eles são descartáveis".

Preysman diz que a expansão da marca para os tênis "completa o uniforme americano", somando-se aos dois itens por excelência já vendidos: camisetas e jeans. O primeiro sapato da Tread será um tênis de couro a US$ 98 que será vendido em sete cores discretas, como branco, cinza e marinho.

Alternativas às marcas tradicionais como Nike e Adidas proliferaram nos últimos anos. A mais proeminente, Allbirds, com seus confortáveis tênis de lã, já é uma queridinha no Vale do Silício, como é vista pelos seus US$ 77 milhões em capital. A Rothy's, que começou com sapatos baixos femininos, agora vende uma linha de tênis reciclado.

Como dizem os executivos da Everlane, os tênis são o exemplo mais notório de moda descartável. As tendências mudam tanto que as pessoas rapidamente trocam.

Novos estilos de tênis são lançados regularmente. Os produtos são divulgados antes, alimentando o desejo antes do lançamento. O consumidor faz fila nas lojas quando uma sensação em sapato de edição limitada chega.

Enquanto isso, os sapatos descartados acumulam-se em aterros sanitários, fato agravado pelo processo de uso intensivo de energia necessário para produzi-los. O mercado secundário de tênis é especialmente forte, e criou sites especializados de revenda, como o StockX, o Grailed e o GOAT. Mas ainda é pouco comparado com o que acaba no lixo. Esse ciclo, diz Preysman, é "um desastre para o planeta". Os tênis devem ser usados por anos, não por meses, diz o CEO.

Os gigantes corporativos da indústria de tênis fizeram algum progresso nesse sentido. A Adidas prometeu eliminar plástico novo de seus produtos até 2024, e a Nike diz que 75% de seus calçados e vestuário contêm algum tipo de material reciclado.

Os sapatos da Tread usam couro do fornecedor vietnamita Saigon TanTec, que passou a usar iluminação natural e energia solar em sua produção, usando menos eletricidade e água fresca do que as outras fábricas. Cadarços e forros são feitos deplástico reciclado em vez de poliéster. As solas, normalmente feitas inteiramente de plástico, são feitas com uma mistura de borracha natural e borracha pós-industrial reciclada, resultando em um componente virgem-plástico de 94,2%.

Preysman disse que ainda não é o suficiente. A Tread trabalhará para eliminar todo o plástico novo de seu processo de produção até 2021, diz ele.