IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produtoras de lítio perdem com redução de demanda na China

Aoyon Ashraf

23/04/2019 14h39

(Bloomberg) -- O impacto do alerta de resultados de uma empresa de materiais belga agora se espalhou do mercado automobilístico europeu para o hemisfério ocidental.

As três principais produtoras de lítio perderam quase R$ 1 bilhão em valor de mercado combinado após a Umicore, fabricante de produtos de metal e catalisadores utilizados em veículos, entre outros usos, avisar que a empresa não alcançará as estimativas de lucro dos analistas devido à desaceleração da demanda por veículos elétricos na China e na Coreia do Sul.

Dado o tamanho e o alcance da Umicore, a perspectiva oferece uma leitura confiável para os setores mais amplos de veículos elétricos e lítio, escreveu o analista do Vertical Research Group, James Bardowski, em nota. Ele reiterou seu viés negativo para a Albemarle, Sociedad Quimica y Minera e o setor de lítio.

Notícias sobre menor demanda de carros elétricos chineses não devem ser uma surpresa, já que a China disse em 26 de março que estava cortando os subsídios de carros elétricos, levando os investidores a se preocuparem com a demanda futura no país. Mas, pouco antes da divulgação dos resultados do primeiro trimestre, este último alerta servirá para reforçar o risco e colocar os lucros das empresas de lítio sob maior escrutínio.