IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chocolate rubi prepara estreia nos EUA, maior mercado do mundo

Isis Almeida

14/05/2019 15h30

(Bloomberg) -- O maior mercado de chocolates do mundo vai finalmente provar a categoria rubi, o primeiro novo tipo de chocolate em mais de 80 anos.

A suíça Barry Callebaut, a maior fabricante mundial de chocolates a granel, vai lançar seu grande sucesso nos Estados Unidos quase dois anos depois de anunciar a novidade. O novo tipo de chocolate, de tonalidade rosada, expandiu a paleta de cores da indústria além das opções de chocolate amargo, ao leite e branco, e é a primeira tonalidade natural lançada no mercado desde que a Nestlé começou a fabricar barras de chocolate branco na década de 1930.

O chocolate rubi já faz sucesso na Ásia, onde a Nestlé foi a primeira a adotar a invenção, adicionando-a às suas barras KitKat no Japão. A Barry Callebaut também lançou o chocolate na Europa, Austrália e Nova Zelândia, e os testes nos EUA foram bem-sucedidos, disse Bas Smit, vice-presidente global de marketing da empresa com sede em Zurique, a maior processadora global de cacau.

"Sabemos que há muito apelo já há algum tempo", disse Smit em entrevista por telefone. "O mercado de testes que fizemos com alguns artistas pioneiros funcionou muito bem, o que nos levou a tomar a decisão de que o próximo passo será nos EUA, o maior mercado de chocolates do mundo."

A Barry Callebaut anunciou a invenção do chocolate rubi em setembro de 2017, após uma década de desenvolvimento. A inovação, com base em um tipo especial de grão de cacau que pode ser encontrado na Costa do Marfim, Equador e Brasil, tem um sabor natural de amora que é amargo, porém doce. A categoria rubi chegou ao mercado consumidor em janeiro de 2018, quando a Nestlé estreou suas barras cor-de-rosa KitKat no Japão.

Conquistar o mercado dos EUA pode impulsionar as vendas da Barry Callebaut e ajudar a definir o rubi como o quarto tipo de chocolate. A invenção também está sendo oficialmente lançada no Canadá, onde a Nestlé já vende KitKats rubi.

Mas ainda existem alguns obstáculos. A empresa suíça terá que esperar pela aprovação do órgão regulador de alimentação e medicamentos dos EUA para poder chamá-lo de "chocolate". Por enquanto, o produto será lançado como cobertura rubi. Empresas que já lançaram o produto no mercado escolheram nomes como barra de cacau rubi e trufa de cacau rubi, disse Smit. Um processo semelhante de aprovação é necessário no Canadá, acrescentou.

Outro obstáculo principal é que a Nestlé tem liderado a fabricação do chocolate rubi com suas barras KitKat. Mas, nos EUA, a marca KitKat é fabricada pela The Hershey.

A Barry Callebaut diz que o chocolate rubi não será uma marca registrada, mas a receita para o primeiro chocolate naturalmente cor-de-rosa do mundo continua sendo um segredo.

"A marca registrada é obviamente diferente de segredos comerciais", disse Smit. "Mesmo que você saiba o que é o rubi, sobre o processo de produção do rubi, ainda precisa estar confortável o suficiente para se comprometer com volumes de grandes marcas, o que significa ser capaz de obter grãos de rubi suficientes" e isso não é uma tarefa fácil, disse.