Renault cede controle de painel para 'Google da Rússia'
(Bloomberg) -- A transição da Rússia para o mercado de veículos conectados está cada vez focada no mercado doméstico. A maior aliança do setor automotivo do país cedeu o controle de seus painéis de veículos para a ferramenta de busca russa Yandex.
A parceria Renault-Nissan-AvtoVAZ, com participação de cerca de 30% do mercado russo, vai utilizar o Yandex em carros fabricados localmente para serviços como navegação em tempo real, assistência por voz e música. O acordo também oferece opções para obter acesso direto a dados valiosos de motoristas, em volume muito maior do que a Apple ou aplicativos do Google obtidos indiretamente por meio de smartphones.
"Cerca de 20 milhões de russos utilizam nosso aplicativo para navegar em engarrafamentos, colocando o celular em um suporte na janela", disse em entrevista Roman Chernin, responsável por serviços de geolocalização do Yandex. "Por isso, quisemos integrá-lo na unidade principal."
O Yandex.Auto, o sistema de informática e entretenimento da ferramenta de busca, será instalado em mais de 2 milhões de carros da Renault, Nissan e Lada nos próximos cinco anos.
O Google ainda desenvolve, em parceria com montadoras, a implantação de software para veículos conectados que funcionam sem necessidade de um smartphone. A tecnologia Yandex foi instalada em cerca de 100 mil carros conectados vendidos na Rússia desde 2016, incluindo modelos da Toyota Motor, Honda e da chinesa Chery. O Yandex também tem acordos com a Volkswagen, Hyundai e Jaguar Land Rover.
O Yandex foi o primeiro a criar um mecanismo de busca na Internet na Rússia, permanecendo como líder mesmo depois da entrada o Google no mercado. Em 2015, o Yandex ganhou um processo antitruste permitindo a pré-instalação de seus serviços em smartphones equipados com o sistema operacional Android do Google, na Rússia. Para ganhar usuários, o Yandex também oferece serviços como transporte, entrega de alimentos, compras on-line, entre outros.
O Yandex também vai fornecer uma solução para conectar modelos mais antigos. Em parceria com a joint venture chinesa da fabricante de autopeças francesa Faurecia, desenvolveu unidades com serviços pré-instalados do Yandex para 17 modelos diferentes de carros, disse Chernin. Os consumidores podem instalar as unidades em oficinas de carros por cerca de 30.000 rublos (US$ 460) cada. No futuro, a empresa planeja expandir seus serviços de estacionamento, seguro e pagamento de combustível e acessar os dados de motoristas.
"O Yandex.Auto vai começar a integração com sistemas automotivos para coletar dados como a velocidade das rodas e níveis de combustível", disse. "Também permitiria repensar serviços como o seguro inteligente, que leva em conta a maneira de dirigir."
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