IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Shell dá pistas sobre estratégia para mercado de eletricidade

Kelly Gilblom

04/06/2019 14h26

(Bloomberg) -- A Royal Dutch Shell está levando a sério sua ambição de construir um negócio de eletricidade de classe mundial, uma estrutura tão grande que rivaliza tanto com os retornos quanto com o fluxo de caixa de suas gigantes operações de petróleo.

A estratégia intriga investidores. As concessionárias de eletricidade são normalmente de baixo risco, mas também de baixo retorno e emaranhadas em burocracia. A Shell ainda não explicou como transformará o segmento em seu novo grande investimento, mas deu algumas pistas em uma minúscula nota de rodapé em um slide de uma apresentação na terça-feira.

"Os retornos em eletricidade de 8% a 12% representam retornos para o negócio de energia integrada em operação. O retorno médio sobre capital investido para os negócios de eletricidade (incluindo os custos do estágio de desenvolvimento) deve ficar em torno de 6%."

A palavra chave aqui é "integrada". Embora a nota sugira que o negócio tradicional de geração e venda de eletricidade deva oferecer um retorno relativamente baixo, o negócio integrado da Shell - que inclui comércialização e distribuição - poderia oferecer um retorno muito maior.

Para efeitos de comparação, espera-se que a divisão integrada de gás da empresa consiga retorno de 11% em 2025. Por isso, quando a Shell adicionar trading ao negócio de energia limpa, a empresa poderá ganhar dinheiro com combustível fóssil.

"É claro que estaremos envolvidos em geração de eletricidade, com ativos onde há valor de portfólio e onde os retornos atendem aos nossos critérios", disse o CEO Ben van Beurden em entrevista coletiva. Mas preferimos "equilibrar nossa oferta fornecendo eletricidade de outros produtores".

Não está claro como seria esse "equilíbrio", mas as empresas que a Shell comprou até agora fornecem uma pista. A empresa adquiriu fabricantes de baterias, carregadores de veículos elétricos e uma concessionária de médio porte com centenas de milhares de clientes residenciais. Também construiu parques eólicos e investiu em incorporadoras de energia solar. Todos esses são ingredientes essenciais para uma trading de energia de próxima geração.