IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Standard Chartered não sabe origem de fortuna de alguns clientes

Harry Wilson, Gavin Finch e Ambereen Choudhury

16/09/2019 14h17

(Bloomberg) -- O Standard Chartered, multado em bilhões de dólares desde 2012 por violações regulatórias, descobriu que não pode explicar como alguns de seus clientes mais ricos acumularam suas fortunas. O banco está revisando milhares de contas de clientes da divisão de private bank.

Uma revisão regulatória realizada por Dubai há dois anos, que não havia sido divulgada anteriormente, constatou que a unidade de private bank não possuía documentação para mostrar as fontes de recursos de alguns clientes e, em alguns casos, faltavam dados básicos, como endereços e números de telefone atuais, de acordo com pessoas com conhecimento da situação. Falhas semelhantes foram identificadas em grandes centros, incluindo Cingapura, Hong Kong e Londres, disseram as pessoas.

Esta não é a primeira tentativa fracassada no combate à lavagem de dinheiro do banco. Em abril, a agência reguladora do setor financeiro do Reino Unido multou a instituição em 102 milhões de libras (US$ 127 milhões) por "deficiências sérias e sustentadas" na verificação de dados de clientes, incluindo nos Emirados Árabes Unidos entre 2009 e 2014. O valor fazia parte de um acordo de US$ 1,1 bilhão com reguladores dos EUA e do Reino Unido, que também obrigaram o Standard Chartered a investigar transações que violavam sanções ao Irã e a outros países.

"O private bank do Standard Chartered fez enormes avanços nos últimos anos em termos de desempenho dos negócios e igualmente no estabelecimento de padrões líderes do setor para a 'due diligence' de clientes", afirmou o banco em comunicado por e-mail.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Harry Wilson em Londres, hwilson57@bloomberg.net;Gavin Finch em Londres, gfinch@bloomberg.net;Ambereen Choudhury em Londres, achoudhury@bloomberg.net