Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

JBS quer aumentar uso de robôs para reduzir aperto na mão de obra durante pandemia

Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa, no Paraná - Ueslei Marcelino
Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa, no Paraná Imagem: Ueslei Marcelino

Fabiana Batista

Da Bloomberg

30/04/2020 15h36

A JBS SA, maior produtora de carne do mundo, planeja expandir o uso de robôs no abate de animais em seus frigoríficos como forma de minimizar a escassez e a abstenção de trabalhadores.

A empresa opera uma unidade na Austrália que usa apenas máquinas para abater carneiros, e a automação deve se expandir globalmente para outros animais, disse o diretor financeiro Guilherme Cavalcanti em um webinar nesta semana.

No setor de carnes, com mão de obra intensiva, a automação ganha importância diante da pandemia de coronavírus, que adoece trabalhadores e fecha frigoríficos nas Américas, disse Cavalcanti.

A JBS aumentou o foco na automação devido à menor disponibilidade de mão de obra de imigrantes nos EUA, disse Cavalcanti. Em 2015, uma unidade na Austrália adquiriu o controle da Scott Technology, da Nova Zelândia, especializada em robótica.

A JBS tem dois frigoríficos fechados nos EUA devido às medidas para combater o vírus, disse Cavalcanti na terça-feira. Pelo menos 22 frigoríficos foram fechados nos últimos dois meses nos EUA, reduzindo a capacidade de processamento de suínos em 25% e de carne bovina em 10%, segundo um sindicato de trabalhadores do setor de alimentação.

Abatedouros no Canadá fecharam, e casos de covid-19 foram confirmados entre trabalhadores no Brasil.