IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Humanos superam bots em teste de trading de títulos em crise

Molly Smith e Matthew Leising

20/05/2020 16h05

(Bloomberg) -- Parece que o mercado de títulos corporativos ainda precisa de traders.

Os algoritmos que os chamados dealers usam para comprar e vender títulos com clientes falharam em março, no auge da extrema volatilidade do mercado causada pela pandemia do coronavírus, de acordo com investidores e dados de preços. A análise ágil dos operadores de carne e osso foi subitamente necessária para precificar títulos, superando máquinas que normalmente podem negociar grandes volumes do mercado sem nenhuma contribuição humana.

O mercado de títulos foi um dos últimos setores financeiros a entrar na era digital, modernizando-se lentamente com a ascensão do trading eletrônico a novos locais que removerão grande parte da comunicação interpessoal do processo de venda de dívida corporativa. No entanto, mesmo quando as plataformas digitais registraram volumes recordes no primeiro trimestre, observadores do mercado disseram que os bots falharam em um teste quando os títulos do Tesouro e os spreads de crédito estavam desordenados.

Chris Coccoluto, chefe de trading de títulos com grau de investimento da Manulife Investment Management disse que foi "quase bom ver de certa maneira que você tinha que confiar em suas relações".

©2020 Bloomberg L.P.