Os cinco maiores bancos do Brasil criam gerência de análise de crédito

São Paulo, 21 jan (EFE).- Os cinco maiores bancos do Brasil anunciaram nesta quinta-feira a criação de uma gerente de análise de crédito que permitirá a troca de informações entre as instituições, segundo um comunicado enviado ao mercado.

Os patrocinadores da iniciativa são os bancos privados Santander Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, e os públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A chamada Gerência de Inteligência de Crédito (GIC) implementará um banco de dados para "acrescentar, conciliar e tratar" informações de crédito, como inadimplência e capacidade de endividamento, de pessoas físicas e jurídicas que "autorizem expressamente sua inclusão".

A GIC será estruturada como uma sociedade anônima e seu controle será partilhado pelos bancos, de modo que cada entidade terá 20% de seu capital social.

De acordo com o comunicado, o conselho de administração será composto por membros indicados pelas diferentes instituições e seus executivos terão dedicação exclusiva na nova empresa.

A criação da gerência está submissa à assinatura de contratos definitivos entre as entidades e à aprovação das autoridades reguladoras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos