Tim Cook visita comissária da UE que decidirá sobre vantagens fiscas da Apple

Bruxelas, 21 jan (EFE).- O executivo-chefe da Apple, Tim Cook, se reuniu nesta quinta-feira na sede da Comissão Europeia (CE) com a titular da Concorrência, Margrethe Vestager, que deve decidir sobre a legalidade das vantagens fiscais que as autoridades da Irlanda concedem à companhia.

"A comissária Vestager se reuniu hoje com o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, para uma reunião privada", indicaram à Agência Efe fontes comunitárias, sem dar mais detalhes.

As fontes não quiseram esclarecer se na reunião foi abordada a investigação aberta por Bruxelas contra a Apple.

O antecessor de Vestager no cargo, o antigo vice-presidente da CE Joaquín Almunia, abriu em junho de 2014 uma investigação sobre as vantagens fiscais aplicadas à Apple na Irlanda, à Starbucks na Holanda e à Fiat Finance & Trade em Luxemburgo.

A CE temia que, nestes casos específicos, as autoridades nacionais renunciaram a taxar parte dos ingressos destas multinacionais e seus lucro mediante um pacto fiscal que lhes favorecesse em detrimento de outras empresas e da livre concorrência.

Bruxelas já decidiu em outubro de 2015 sobre os dois primeiros casos ao pedir a Luxemburgo e Holanda que recuperem, respectivamente, 20 e 30 milhões de euros por terem dado vantagens fiscais seletivas à Fiat e à Starbucks.

Questionada em entrevista coletiva sobre o caso da Apple na Irlanda em 11 de janeiro, Vestager afirmou que "as investigações levam tempo".

"Às vezes acreditamos que um caso está encaminhado e que se pode prever uma resposta em um prazo de tempo previsível, e então algo acontece. Talvez recebesse mais informação e teria que avaliar. Às vezes é preciso fazer mais perguntas", comentou.

Em todo caso, Vestager afirmou que "anunciaremos a decisão quando estivermos preparados e não podemos dizer nada sobre o momento em que será", concluiu.

Cook também se reuniu hoje em Estrasburgo com o presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, à margem da sessão plenária da Eurocâmara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos