IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Três mineradores sul-africanos completam 2 semanas presos sob a terra

19/02/2016 08h24

Johanesburgo, 19 fev (EFE).- Os três mineradores que não puderam ser resgatados no dia 5 de fevereiro após o desabamento de uma galeria na mina da África do Sul na qual trabalhavam completaram nesta sexta-feira duas semanas debaixo da terra sem que tenham acontecido avanços nos trabalhos de resgate.

Duas mulheres e um homem permanecem dentro do contêiner no qual se encontravam quando aconteceu o acidente, depois do que as equipes de emergências conseguiram resgatar vivos e levar para a superfície mais de 80 trabalhadores.

Após vários dias com as equipes de salvamento trabalhando e se aproximando do contêiner, o resgate foi suspenso indefinidamente na segunda-feira passada após novos colapsos nesta mina de ouro, situada na província de Mpumalanga.

O ministro de Recursos Minerais do país, Mosebenzi Zwane, anunciou nesta semana que as operações de resgate poderiam demorar até três semanas para voltar a começar.

Para que as equipes de emergências voltem à área, uma máquina perfuradora deverá abrir espaço "através de rocha dura", explicou o ministro, que não descarta utilizar métodos alternativos para chegar até o contêiner.

Apesar das complicações dos últimos dias, o presidente sul-africano pediu esta semana ao país que não abandone a esperança e fez um apelo para que rezem pelos mineradores presos e suas famílias.

"Desejamos às equipes de resgate toda a força e sabedoria possível enquanto executam esta difícil tarefa", disse o presidente no Parlamento.