Bolsas

Câmbio

Noruega acolherá maior parque eólico terrestre da Europa

Copenhague, 23 fev (EFE).- O grupo energético estatal norueguês Statkraft anunciou nesta terça-feira a construção do maior parque eólico terrestre na Europa, que será construído no centro do país nórdico, com um investimento de 1,1 bilhão de euros.

O projeto, que deve sair do papel no segundo trimestre deste ano e ficar pronto em 2020, compreende seis parques eólicos com uma capacidade combinada de 1.000 megawatts -superior à existente atualmente em toda Noruega- e que produzirão 3,4 terawatts por hora ao ano.

Os parques eólicos, que contarão no total com 278 aerogeradores, estarão situados na península de Fosen, na ilha de Hitra e no município de Snillfjord, "uma área litorânea que conta com as melhoras condições para a produção de energia eólica na Europa", afirmou em comunicado Statkraft.

O projeto será controlado pela "joint venture" (empresa de riscos compartilhados) Fosen Vind, da qual Statkraft possui 52,1%, pela também norueguesa TrønderEnergi, 7,9% e os 40% restantes serão controlados pelo consórcio europeu Nordic Wind Power, criado pelo Credit Suisse, um dos principais bancos suíços.

Statkraft, que produz energia hidrelétrica, eólica e térmica, é um dos maiores grupos energéticos na Europa no uso de renováveis. EFE

alc/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos