IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa nota da Odebrecht e tira grau de investimento

25/02/2016 15h22

São Paulo, 25 fev (EFE).- A agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta quinta-feira que rebaixou a nota da empreiteira Odebrecht de "Baa3" a "Ba2", com perspectiva negativa, o que significa a perda do chamado grau de investimento.

A agência considerou que a situação da Odebrecht está condicionada ao ambiente econômico do Brasil, país que já perdeu o selo de "bom pagador".

A Moody's lembrou que o Brasil enfrenta um aumento das taxas de juros, uma elevada taxa de inflação - que fechou 2015 em mais de 10% - e uma forte desvalorização da moeda brasileira, o que afeta a construtora.

A Odebrecht, uma das principais construtoras do país, se viu envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras, o que levou à prisão do presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.

De acordo com a Polícia Federal, a Odebrecht, da mesma forma que outras construtoras, obtinha contratos com Petrobras, inflacionava os valores e repartia as diferenças entre diretores da estatal e partidos políticos.

O rebaixamento da nota da Odebrecht ocorre um dia após a mesma agência de risco retirar o grau de investimento do Brasil, decisão que havia sido tomada pelas agências Fitch e Standard & Poor's.

As três agências justificaram a decisão com o obscuro panorama político e econômico enfrentado pelo Brasil, cujo PIB caiu 3,71% em 2015 e diminuirá cerca de 3,40% neste ano, segundo a previsão dos analistas do mercado financeiro.