Bolsas

Câmbio

Volkswagen confirma princípio de acordo nos EUA em caso de fraudes

Washington, 21 abr (EFE).- A Volkswagen confirmou nesta quinta-feira que chegou a um princípio de acordo com as autoridades dos Estados Unidos e os consumidores representados em um processo coletivo por fraudes nos motores a diesel de seus veículos.

A montadora alemã afirmou em comunicado divulgado em Washington que o "princípio de acordo", que terá que ser finalizado nos próximos meses, envolve o Departamento de Justiça, a Agência de Proteção Ambiental, e as autoridades ambientais da Califórnia.

A Volkswagen acrescentou que o acordo conta "com o completa envolvimento da Comissão Federal de Comércio (FTC)", que nas últimas semanas apresentou um processo contra a montadora por publicidade enganosa de seus veículos a diesel.

Além disso, a empresa "chegou a uma concordância sobre as características básicas de um acordo com os litigantes do processo coletivo em San Francisco", e que ele "será incorporado em um acordo global nas próximas semanas", afirma a nota.

A companhia também especificou que "as investigações em andamento da Divisão Criminal do Departamento de Justiça e os procuradores gerais dos estados não estão predispostos por estes princípios de acordo".

O comunicado foi divulgado depois que um juiz americano anunciou hoje que a Volkswagen chegou a um princípio de acordo com as autoridades ambientais dos Estados Unidos, os consumidores e o estado da Califórnia sobre a fraude dos motores a diesel fraudados.

Durante uma audiência realizada em San Francisco, o juiz Charles Breyer disse que o acordo preliminar inclui indenizações substanciais para os consumidores afetados pela fraude nos motores e um fundo com o qual a montadora vai promover iniciativas ecológicas no setor automobilístico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos