Bolsas

Câmbio

Petrobras e Total assinam acordo de parceria em petróleo, gás e energia

Rio de Janeiro, 24 out (EFE).- A Petrobras anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um memorando de entendimento com a francesa Total para a "consolidação" de uma aliança estratégica nos setores de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e de Gás e Energia (G&E).

Assim, a Petrobras oferecerá a sua nova sócia a possibilidade de parceria em projetos no Brasil e a Total responderá da mesma maneira em suas operações em outros países, segundo um comunicado enviado pela Petrobras à Bolsa de São Paulo.

As empresas compartilharão sua experiência e competências técnicas em águas profundas, além de custos e riscos em projetos comuns, segundo a nota, que não oferece detalhes concretos sobre o alcance do acordo.

No caso do segmento de Gás e Energia, o acordo se circunscreve ao Brasil, onde as duas companhias desenvolverão atividades conjuntas.

O memorando prevê uma segunda fase, que implicará a extensão da associação aos setores de refino de petróleo e de gás natural.

Atualmente, Petrobras e Total são sócias em 15 consórcios de exploração e produção de petróleo e gás, nove deles no Brasil e outros seis em países como Estados Unidos, Nigéria e Bolívia. Além disso, as duas companhias são parceiras no gasoduto gasoduto Bolívia-Brasil.

A assinatura do memorando será formalizada nesta segunda-feira durante a feira Rio Oil and Gas 2016, que será inaugurada no Rio de Janeiro pelo presidente Michel Temer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos