Bolsas

Câmbio

Peru e Azerbaijão são os novos membros do Fórum de Países Exportadores de Gás

Doha, 17 nov (EFE).- O Fórum de Países Exportadores de Gás (FPEG) aceitou Peru e Azerbaijão como novos integrantes da organização, anunciou nesta quinta-feira em Doha o secretário-geral do grupo, o iraniano Hussein Adeli.

"Acrescentamos Peru e Azerbaijão e temos negociações com outros países que esperamos que se juntem" à organização, informou Adeli em entrevista coletiva, após uma reunião do grupo em Doha.

No encontro, que foi qualificado de "satisfatório" pelo ministro de Indústria e Energia do Catar, Mohammed al Sa'adah, também foram tratados outros assuntos, como o futuro do mercado do gás no longo prazo, do qual foi elaborado um relatório de previsão até 2040.

Além disso, a organização quer apresentar esta fonte de energia como uma alternativa ao petróleo do ponto de vista ecológico.

"O gás é o mais limpo dos hidrocarbonetos e, com a importância da mudança climática, não podemos ver uma opção mais prática que o gás natural para servir de ponte para o futuro", afirmou Sa'adah.

Na reunião estiveram presentes representantes de Argélia, Bolívia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Guiné Equatorial, Irã, Líbia, Nigéria, Rússia, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Também compareceram delegados de Azerbaijão, Iraque, Holanda, Noruega, Omã e Peru, como observadores.

Esses países controlam 42% do fornecimento de gás mundial, 70% das reservas comprovadas, 40% do fornecimento através de gasodutos e 65% do mercado mundial de gás natural liquefeito (GNL).

Além disso, a organização designou o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, como presidente do fórum a partir de 1º de janeiro e até 31 de dezembro de 2017.

Como presidente alternativo para o mesmo período, foi indicado o nome do titular de Minas, Indústria e Energia de Guiné Equatorial, Gabriel Obiang Lima.

Durante a reunião também se decidiu que o próximo encontro do Fórum de Países Exportadores de Gás vai acontecer em 4 de outubro de 2017 em Moscou.

Além disso, a quarta cúpula da organização se realizará na Bolívia, no próximo ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos