Bolsas

Câmbio

Diretor da AIEA chega ao Brasil para conhecer avanços em medicina nuclear

São Paulo, 23 nov (EFE).- O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, iniciou nesta quarta-feira uma viagem pelo Brasil que se prolongará até a sexta-feira para conhecer de primeira mão os avanços do país em matéria de medicina nuclear e explorar possibilidades na luta contra a zika.

Amano visitou o Centro Experimental de Aramar, no município de Iperó (SP), onde se interessou pelo projeto do Reator Multipropósito Brasileiro, o que permitirá ao país conseguir a autonomia na produção de radioisótopos, usados para diagnóstico e tratamento de algumas doenças.

O representante da agência nuclear da ONU viajará na quinta-feira para Brasília, onde será recebido pelo Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, entre outras autoridades institucionais, segundo um comunicado do governo.

Amano chegará na sexta-feira ao estado do Rio de Janeiro para inspecionar a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e se reunir com membros da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc) e com funcionários da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O diplomata japonês de 69 anos de idade, que vem de uma visita a Cuba, também está interessado em explorar novas possibilidades para impulsionar o uso e o desenvolvimento de técnicas nucleares que combatam pragas como o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

A AIEA desenvolve no Brasil um projeto piloto que permite a criação em grandes quantidades de mosquitos estéreis com objetivo de reduzir gradualmente a população desse inseto.

"Vou ao Brasil para ver o status atual, para saber quais serão as futuras necessidades e ter uma visão do futuro rumo e as ações. Se o projeto for bem-sucedido será uma ótima notícia para outros países", comentou o diretor-geral da AIEA em declarações à Agência Efe em Viena, antes de iniciar a viagem internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos