Bolsas

Câmbio

Irã segue cumprindo acordo nuclear que impede produção de armas, diz ONU

Viena, 24 fev (EFE).- O Irã segue cumprindo os compromissos estipulados no acordo firmado em 2015 com as grandes potências para assegurar que não tem capacidade de produzir armas atômicas, indicou nesta sexta-feira a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado à ONU e encarregado de supervisionar o pacto.

O Irã mantém estoques de urânio enriquecido dentro dos limites de pureza e quantidade acertados no acordo. Além disso, não foram instaladas novas usinas e o país também não realizou atividades fora dos parâmetros estipulados, de acordo com um relatório da AIEA a que a Agência Efe teve acesso.

Além disso, o órgão da ONU afirma que o Irã "não conduziu nenhuma atividade de enriquecimento de urânio ou relacionada com pesquisa e desenvolvimento (de arma atômica)".

O documento indica que o Irã paralisou as obras da usina de Arak, onde estava prevista a construção de um reator de água pesada com potencial de produzir plutônio, material usado em bombas nucleares.

A quantidade de água pesada acumulada, um componente essencial na produção de plutônio, segue abaixo das 130 toneladas, como exige o acordo nuclear firmado pelo país. Em novembro, o Irã ultrapassou o limite em 100 quilogramas, mas exportou o excesso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos