Bolsas

Câmbio

UE recebe carta que ativa processo de saída do Reino Unido do bloco europeu

Bruxelas, 29 mar (EFE).- A União Europeia (UE) recebeu nesta quarta-feira, às 13h20 hora local (8h20, em Brasília), a carta de Londres que inicia o processo de desligamento do Reino Unido do bloco europeu, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, através de sua conta no Twitter.

"Após nove meses, o Reino Unido entregou", disse Tusk, que postou uma fotografia na qual é visto junto ao embaixador britânico perante a UE, Tim Barrow, quando este entregou a carta.

Tusk acompanha a imagem com a frase "a carta do artigo 50", em referência ao artigo do Tratado de Lisboa que estabelece as negociações sobre a saída de um país comunitário.

A carta foi entregue enquanto a primeira-ministra britânica, Theresa May, se dirigia ao parlamento britânico para informar aos deputados sobre a ativação do documento.

Está previsto que Tusk compareça perante a imprensa às 13h45 local (8h45, em Brasília) para ler uma declaração sobre a notificação britânica.

O Reino Unido ficará fora da União no prazo de dois anos, salvo que os 27 acordem de maneira unânime continuar com as negociações, ou se o Reino Unido voltar atrás nesse prazo de 24 meses.

Espera-se que em 48 horas a partir desta quarta-feira, Tusk torne público uma minuta de "diretrizes negociadoras", que levarão em conta o conteúdo e as intenções expressadas na carta britânica.

Nas semanas posteriores, esse documento será debatido em diferentes níveis, indicaram à Agência Efe fontes europeias.

Os líderes dos 27 adotarão as diretrizes que fixarão os princípios básicos das negociações em uma cúpula extraordinária que acontecerá em 29 de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos