IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Emirados Árabes firma acordo de investimento petroquímico no Cazaquistão

23/05/2017 16h29

Astana, 23 mai (EFE).- Os Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram nesta terça-feira um acordo com o Cazaquistão para promover os investimentos na indústria petroquímica com a construção de um complexo industrial multimilionário na região ocidental de Atyrau.

O vice-ministro de Energia cazaque, Magzum Mirzagaliyev, disse à Agência Efe que o pacto representará a produção de em torno de 800 mil toneladas de polietileno por ano.

O acordo foi assinado após uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores cazaque, Kairat Abdrakhmanov, e o chanceler dos Emirados Árabes, o xeque Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, em Astana.

Segundo o acordo, a empresa dos Emirados Mubadala Development Company e a cazaque United Chemical Company construirão um complexo petroquímico para a produção de por volta de 800 mil toneladas de polietileno por ano.

Vários fundos de investimento estrangeiros mostraram um interesse crescente na ex-república soviética desde a criação há 17 meses de um plano governamental de privatização que leiloará 700 grandes empresas estatais nos próximos anos.

O xeque Abdullah, por sua vez, anunciou que, com o propósito de melhorar os negócios e os laços culturais entre ambos os países, os cidadãos cazaques ficarão isentos de visto para entrada na nação árabe durante 30 dias, um regime de vistos similar ao que o Cazaquistão tem com os Emirados Árabes Unidos.

"Acredito que o número de turistas e empresários do Cazaquistão aumentará após este passo. E isto repercutirá na cooperação e nos investimentos entre os nossos países", disse o xeque Abdullah.