IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Problema no fornecimento de energia causou erro, diz British Airways

27/05/2017 17h46

Londres, 27 mai (EFE).- Um problema com o fornecimento de energia foi o responsável pela falha informática global que fez os voos da British Airways serem cancelados nos aeroportos de Heathrow e Gatwick, ambos em Londres, informou, o CEO da companhia aérea, Alex Cruz, através de um vídeo.

Na gravação, ele descartou que o erro tenha sido provocado por um ciberataque e se desculpou com os clientes afetados, garantindo "agilizar os reembolsos". Segundo ele, o sistema deve ser reestabelecido amanhã.

A British Airways cancelou todos os voos de Heathrow e Gatwick previstos para hoje por um erro informático global que causou o caos em aeroportos de todo o mundo e a indignação dos passageiros.

"Acreditamos que a origem tenha sido um problema com o fornecimento elétrico e não temos nenhum indício de que tenha sido um ciberataque", declarou Cruz.

O CEO explicou que um "grave erro informático está causando transtornos nas operações de voo" da companhia no mundo todo, devido à queda do sistema de faturamento e operações, e pediu aos passageiros com bilhetes marcados para hoje para não irem aos aeroportos.

"Lamentamos profundamente o enorme desgaste causado aos nossos clientes e entendemos a frustração, especialmente para as famílias que esperavam sair de férias", em uma semana sem atividades escolares no Reino Unido, declarou.

Ele destacou que os técnicos estão "trabalhando sem descanso para resolver o problema" e que todos embarcaram assim que possível, mas lembrou que a capacidade da companhia para fazer reservas "é limitada", devido aos problemas. Conforme orientou, a melhor forma de se manter atualizado sobre a situação é através do site oficial e do Twitter da empresa.

O sindicato britânico GMB, disse que o erro do sistema "poderia ter sido evitado" se a empresa não tivesse transferido no ano passado os funcionários do departamento de informática para a Índia. A companhia negou essa informação.

"Os nossos serviços de informática são subministrados globalmente por vários fornecedores, uma prática muito comum em todos os setores e também dentro do governo britânico", disse um porta-voz da British Airways.