IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Natura anuncia que L'Oréal aceitou sua oferta por The Body Shop

20/06/2017 12h28

Rio de Janeiro, 20 jun (EFE).- A Natura anunciou nesta terça-feira que a francesa L'Oréal aceitou sua oferta de 1 bilhão de euros pelo controle da britânica The Body Shop.

Em um comunicado enviado à Bolsa de Valores, a Natura assegurou "ter concluído de maneira favorável o processo de consulta ao conselho de funcionários (comitê central da empresa L'Oréal) com relação à aquisição, pela companhia ou por uma das suas subsidiárias, de 100% das ações de emissão da The Body Shop International Plc".

A assinatura do contrato está prevista para 26 de junho em Londres, mas a operação ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.

A Natura anunciou no início deste mês uma negociação exclusiva com a L'Oréal, que qualificou como "um passo decisivo na internacionalização de seus negócios".

"Natura e The Body Shop sempre caminharam juntas. A complementaridade da presença internacional, o uso da biodiversidade, a ética na gestão, a relação justa com as comunidades nativas e o uso intensivo da inovação são dimensões da nova etapa que queremos iniciar", assegurou na época Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura.

Ambas as companhias se caracterizaram pelo uso de ingredientes naturais em seus produtos, pela defesa de causas ambientais e pela rejeição aos experimentos em animais.

A Natura foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, seu maior acionista, e é a maior empresa de cosméticos do país.

A The Body Shop, que tem cerca de 3 mil pontos de venda nos 66 países em que opera, foi fundada em 1976 por Anita Roddick e vendida em 2006 para a L'Oréal. O seu faturamento no ano passado foi de 920,8 milhões de euros. A companhia britânica, no entanto, enfrentou dificuldades nos últimos anos pela queda das vendas, que foi de 4,8% em 2016.

"Com esta operação, a Natura passará a ter três marcas com forte identidade: a própria Natura, Aesop e The Body Shop. É um movimento que fortalece a consistência de nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais", afirmou João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

A companhia brasileira calcula que sua integração com a The Body Shop dará nascimento a um grupo com um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil funcionários, 3.200 lojas e uma catálogo com mais de 2 mil produtos.