IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ESM confirma novo pagamento de 8,5 bilhões de euros de resgate para Grécia

07/07/2017 13h03

Bruxelas, 7 jul (EFE).- A junta de diretores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, sigla em inglês) aprovou nesta sexta-feira o desembolso da terceira parte do pacote de resgate à Grécia, um pagamento de 8,5 bilhões de euros, informou a instituição.

O primeiro desembolso desta terceira parte do pacote, previsto para a próxima segunda-feira, será de 7,7 bilhões de euros, dos quais 6,9 bilhões serão destinados ao pagamento da dívida grega e os outros 800 milhões servirão para cobrir pagamentos atrasados.

Os 800 milhões de euros restantes não serão entregues até 1º de setembro, sempre e quando a Grécia obtiver um "progresso significativo" em fazer frente aos pagamentos atrasados de sua dívida, utilizando tanto recursos próprios como parte do pagamento confirmado hoje.

Este último desembolso precisaria de uma nova aprovação da junta de diretores do ESM, do qual fazem parte funcionários de alto nível designados pelos ministros de Economia e Finanças de cada um dos países da Zona do Euro.

Os ministros chegaram a um acordo para autorizar o pagamento do resgate grego em junho, após oito meses de negociações entre as autoridades da Grécia, os credoras europeus - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e ESM - e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A sinal verde de hoje chega após a aprovação de um Memorando de Entendimento adicional por parte da junta de governadores (os ministros de economia dos países do euro) e depois que o governo grego concluiu na quarta-feira as ações prévias exigidas pelos credores para obter o pagamento.

Após a confirmação de hoje, o ESM terá desembolsará 39,4 bilhões de euros dos 86 bilhões do terceiro resgate financeiro à Grécia, o que eleva para 181,2 bilhões a ajuda total proporcionada ao país em seus programas de ajuda financeira.