Bolsas

Câmbio

Las Vegas testará sistema para prever acidentes de trânsito

Las Vegas (EUA), 10 jul (EFE).- A cidade de Las Vegas será a primeira dos Estados Unidos a testar, a partir de setembro, um sistema para prever acidentes de trânsito com até duas horas de antecedência, usando algoritmos que analisam dados em tempo real.

A Comissão Regional do Transporte do Sul de Nevada informou sobre a decisão nesta segunda-feira. Os dados analisados incluem o tempo dos semáforos, as condições climáticas, a situação, a quantidade e velocidades dos veículos nas vias analisadas e até mesmo outras situações que possam ocorrer nos arredores das ruas.

A plataforma digital analítica israelense Waycare preverá não só acidentes, mas também congestionamentos relacionados com eles. Isso permitirá que as autoridades e os grupos de resposta rápida possam direcionar seus recursos às regiões mais necessitadas, inclusive antes de ocorrer um incidente.

Dessa maneira, garantem os criadores dos sistemas, que é possível não só controlar o tráfego, mas também atender de forma mais precisa e rápida as possíveis vítimas de um acidente.

Las Vegas será a primeira cidade dos EUA a testar o programa, que deve também ser instalado em outras regiões do país.

O diretor-executivo da Waycare, Noam Maital, explicou em comunicado que o sistema usa dados em tempo real para ajudar a fazer "previsões analíticas". Elas ajudariam as cidades a salvar vidas nas ruas e a otimizar a gestão do tráfego.

O programa é capaz, explicou Maital, de prever engarrafamentos e acidentes com até duas horas de antecedência.

O diretor da agência de estradas local (Fast, na sigla em inglês), Brian Hoef, disse à Agência Efe que Las Vegas e as autoridades de transporte estão em contínua busca das últimas tecnologias para ampliar a segurança das ruas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos