Bolsas

Câmbio

Nova nota de 10 libras com rosto de Jane Austen é apresentada na Inglaterra

Londres, 18 jul (EFE).- O Banco da Inglaterra apresentou nesta terça-feira uma nova nota de 10 libras com o rosto da escritora britânica Jane Austen, dois séculos após sua morte em Winchester.

O governador da entidade bancária, o canadense Mark Carney, apresentou o novo bilhete em uma cerimônia na Catedral dessa cidade (ao sul da Inglaterra), como parte dos atos previstos para lembrar o bicentenário do falecimento da conceituada romancista.

Jane, autora de seis obras, ente elas "Orgulho e Preconceito", morreu em 18 de julho de 1817 aos 41 anos por conta de uma doença desconhecida, mas seu legado continua sendo objeto de análise pela comunidade acadêmica.

A nova nota com seu retrato entrará em circulação no próximo dia 14 de setembro e contará com uma característica tátil para ajudar as pessoas cegas.

A apresentação ocorre em paralelo à polêmica quanto ao material utilizado em sua fabricação, o mesmo das notas de 5 libras, que contêm traços de gordura animal nos polímeros utilizados em sua base, o que causou a indignação da comunidade vegana e de alguns grupos religiosos.

Por outro lado, a casa da moeda Royal Mint colocou em circulação uma nova moeda de duas libras em homenagem à escritora, que inicialmente só estará disponível em certas cidades, como Winchester e Basingstoke, que abrigam locais ligados a Jane, como a Catedral e a Casa Museu de Jane Austen.

Além da apresentação da nova nota e da moeda, esta data é comemorada no Reino Unido com outros atos como exposições, novidades editoriais e um grande festival de época.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos