IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coreia do Norte cancela festival para turistas devido a estragos da seca

23/07/2017 23h16

Seul, 24 jul (EFE).- A Coreia do Norte cancelou um festival de cerveja destinada principalmente a atrair turistas estrangeiros que devia acontecer a partir desta semana em Pyongyang, em um momento em que o país está sofrendo uma grave seca.

A Koryo Tours, principal agência de viagens para turistas ocidentais que querem visitar a Coreia do Norte, informou na sua página da internet que o regime lhe notificou no domingo o cancelamento da segunda edição do Festival da Cerveja do Rio Taedong, que devia acontecer de 26 de julho até o final de agosto.

"As razões por trás do cancelamento não são claras e não esperamos que seja nos dada uma informação mais completa, ainda que seja possível que se deva à persistente seca no país que causou uma grande quantidade de problemas", explica o breve texto.

Nos últimos meses o país teve que lidar com uma intensa falta de chuvas nas suas províncias ocidentais e a imprensa norte-coreana informou que o regime teve que enviar caminhões-tanque e equipamentos de bombeamento para a província de Hwanghae do Sul (ao sul de Pyongyang), uma das mais afetadas.

A Koryo Tours lamentou o cancelamento do evento, cuja edição do ano passado, a primeira, qualificou de "grande sucesso" e que tinha sido insistentemente promovida pelos meios estatais norte-coreanos.

A agência "KCNA" inclusive tinha antecipado a apresentação de uma nova variedade local de cerveja feita de grão.

O regime de Kim Jong-un esperava captar um bom número de visitantes estrangeiros graças a este festival, realizado na temporada que mais atrai turismo ocidental.

Segundo um estudo sul-coreano, a indústria do turismo atrai cerca de 50 mil visitantes estrangeiros (90% dos quais são de nacionalidade chinesa) à Coreia do Norte todo ano, gerando uma receita de entre 30 milhões e 43 milhões em moeda estrangeira.