IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos Estados Unidos cresce 2,6% em perspectiva anual no 2º trimestre

28/07/2017 10h34

Washington, 28 jul (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 2,6% em estimativa anual entre abril e junho deste ano, segundo o primeiro cálculo provisório de crescimento no segundo trimestre anunciado nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio do país.

Esse crescimento é mais que duas vezes superior ao registrado no primeiro trimestre de 2017, que foi de 1,2%, um número que foi revisado para baixo em dois décimos em comparação com o cálculo anterior.

O crescimento de 2,6% condiz com as previsões dos analistas, que tinham previsto uma elevação significativa do PIB, e supera o crescimento registrado no último trimestre de 2016, que foi de 2,1%.

Este crescimento do PIB esteve impulsionado pela revisão para 2,8% do crescimento dos gastos dos consumidores, que representam dois terços da atividade econômica no país, em comparação com o cálculo anterior de 1,1%, segundo o relatório do Departamento de Comércio.

As exportações, por outro lado, cresceram menos que no primeiro trimestre, 4,1%, após registrarem um aumento de 7% entre janeiro e março.

Os Estados Unidos estão há 11 anos consecutivos com crescimentos anuais do PIB inferiores a 3% e, em 2016, cresceram apenas 1,6%, o menor ritmo desde 2011.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu que a economia do país voltaria a crescer de maneira sustentável, entre 3% e 4% por ano, em seu mandato, que começou em 20 de janeiro, graças a um impulso nos investimentos em infraestrutura e um plano fiscal que reduzirá os impostos.