Cazaquistão inaugura terminal de ferry-boats no mar Cáspio

Astana, 6 dez (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, inaugurou nesta quarta-feira um terminal de ferry-boats para o transporte de automóveis no porto de Kuryk, no mar Cáspio.

"Abrimos um terminal de ferry-boats antes, agora um para veículos neste ano, e o porto de Kuryk está pronto para abrir a rota "Kuryk-Baku-Geórgia-Turquia" através do Bósforo para a Europa", disse Nazarbayev em uma teleconferência.

"Agora podemos dizer que o Cazaquistão não é um país de terra, tem acesso a todos os mares, incluindo o Golfo Pérsico", acrescentou.

Por sua vez, o vice-presidente do operador nacional da rede e transporte ferroviário Kazakhstan Temir Zholy, Bauyrzhan Urynbasarov, afirmou que a nova instalação trará um notável aumento na carga transportada através do mar Cáspio.

"O porto de Kuryk, no mar Cáspio, é um ponto chave do corredor de transporte Transcaspiano, por onde passaram mais de 1,2 milhão de toneladas em 2017. O novo complexo de ferry-boats representará 2 milhões de toneladas adicionais de carga por ano", declarou Urynbasarov.

Este novo terminal faz parte da iniciativa da Nova Rota da Seda, que pretende ligar a China e a Europa através do Cazaquistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos