IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Executivas do Banesco Venezuela são libertadas às vésperas da eleição

Em Caracas

20/05/2018 02h52

Quatro executivas do Banesco Banco Universal na Venezuela foram libertadas neste sábado (19) depois de passar mais de duas semanas aprisionadas por causa de uma investigação administrativa feita pelas autoridades venezuelanas ao ente financeiro, do qual ainda permanecem detidos sete gerentes.

As libertadas são Carmen Lorenzo, Carolina Sánchez, Belinda Omaña e Teresa Prisco, de acordo com a informação divulgada à Agência Efe por porta-vozes do banco, que agradeceram as negociações do ex-presidente do Governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero.

Zapatero está em Caracas exercendo as funções de observador internacional das eleições presidenciais que acontecem neste domingo nas quais o chefe de Governo venezuelano, Nicolás Maduro, busca a reeleição.

"Consideramos Zapatero um fiador de paz neste processo de libertação das nossas executivas", disse à Efe um porta-voz do Banesco.

Onze gerentes do Banesco, incluindo o presidente-executivo da entidade no país, Oscar Doval foram detidos no dia 2 de maio por autoridades venezuelanas que atuaram dentro da operação conhecida como "Mãos de Tesoura", que procura pôr um freio em supostas máfias que atuam contra a moeda venezuelana.