PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Turquia e Azerbaijão abrem maior refinaria no litoral turco do Egeu

19/10/2018 14h26

Istambul, 19 out (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e seu colega do Azerbaijão, Ilham Aliyev, inauguraram nesta sexta-feira a refinaria Star no litoral do Mar Egeu, um projeto conjunto que o chefe de governo turco qualificou como a "maior refinaria no Oriente Próximo e na África do Norte".

A refinaria, gerenciada pela SOCAR, a empresa petrolífera estatal do Azerbaijão, tem uma capacidade para refinar 100 milhões de toneladas de petróleo por ano e pode armazenar 1,6 milhão.

Situada em Aliaga, uma zona industrial a 50 quilômetros ao norte da cidade de Esmirna, é o maior projeto de construção da Turquia nos últimos 30 anos e dará trabalho a 1.100 pessoas, segundo antecipou o presidente turco.

O edital para a construção foi passado pela SOCAR a um consórcio internacional liderado pela empresa espanhola Técnica Reunidas, especializada neste tipo de infraestrutura, e no qual participam também a empresa italiana Saipem, a sul-coreana GS Engineering & Construction e a japonesa Itochu.